"O projeto tem como objetivo, nos próximos dois a três anos, recolher 10 milhões de beatas [uma por cada cidadão português] nas bermas das estradas nas zonas de floresta e de mata", afirmou Orlando Martins, da organização, à Lusa.

A iniciativa, organizada por um grupo de 20 cidadãos independentes, "pretende despertar a consciência dos automobilistas, alertando para o aumento do risco de incêndio por ignição em zonas florestais atravessadas por rodovias", uma vez que "cerca de 30% dos incêndios florestais em Portugal começam na berma da estrada".

"A mensagem principal é, através de uma iniciativa a longo prazo e do volume de 10 milhões de beatas, ser capaz de transmitir aos portugueses que somos cidadãos cada vez mais civilizados", declarou Orlando Martins.

A organização pretende alargar a iniciativa a outros municípios, como o de Leiria e de Santarém, tendo em conta que entre "Lisboa, o Centro e o Norte, a zona do pinhal de Leiria e de Santarém é muitas vezes castigada por este problema".

Como forma de estender o projeto, a organização está em contacto com o Ministério da Educação para tentar incluir atividades no programa escolar.

A caminhada de domingo será de quatro quilómetros, tem um caráter informal e vai realizar-se entre as 09:00 e as 12:00, a partir da rotunda do Marco do Grilo, na estrada nacional 378.

Seguirá em direção a Sesimbra, no distrito de Setúbal, contando com o apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Sesimbra.

DZR/ROC // ROC

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.