Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da Direção Nacional da PSP, Hugo Palma, adiantou "está em curso uma operação especial de prevenção criminal, que é feita sob a coordenação direta do Ministério Público e visa situações de criminalidade violenta ou organizada, em especial que envolva utilização de armas".

A mesma fonte adiantou que foram apreendidas armas e munições, sem especificar quantas.

"É uma operação obviamente resultante dos acontecimentos dos últimos dias", adiantou Hugo Palma, lembrando que na terça-feira à noite três agentes da PSP e duas mulheres civis foram baleados durante confrontos entre famílias rivais no bairro da Ameixoeira, na Alta de Lisboa.

Segundo a PSP, os três agentes policiais foram feridos quando tentavam pôr cobro a confrontos entre famílias.

"Os três agentes faziam parte da equipa que estava mais perto do local, tendo sido os primeiros a chegar ao bairro, deparando-se com a situação de confronto entre dois grupos com armas de fogo", explicou à Lusa o porta-voz da Direção Nacional da PSP.

Na operação de terça-feira, foi recolhida uma caçadeira, embora as autoridades não tenham informação de que seja uma arma envolvida nos confrontos.

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou na quinta-feira a abertura de um inquérito para apurar "todos os factos" relacionados com o tiroteio ocorrido no bairro da Ameixoeira.

Numa resposta enviada então à agência Lusa, a inspetora-geral da Administração Interna, Margarida Blasco, indicou que foi "instaurado um processo de inquérito para apuramento cabal de todos os factos ocorridos no bairro da Ameixoeira".

DD (CMP) // ARA

Lusa/Fim