Numa conferência de imprensa, o curador-geral do evento, o arquiteto francês Éric Lapierre, descreveu o conteúdo das exposições que serão apresentadas ao público ao longo de dois meses, sob o título "A Poética da Razão".

"Economia de meios", com curadoria de Éric Lapierre, decorrerá no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia - Central Tejo, propondo uma tipologia dos efeitos da economia de meios até aos nossos dias, questionando os que podem ser explorados hoje.

"Do lado do campo: Permacultura para Arquitetos" decorrerá na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, com curadoria de Sébastien Marot, e irá sublinhar algumas das lições que os arquitetos e urbanistas de hoje podem retirar desta escola de pensamento e ação.

A Galeria Millenium irá acolher "Espaço Interior", com curadoria de Fosco Lucarelli & Mariabruna Fabrizi, que tentará ilustrar como a imaginação na arquitetura estabelece os alicerces para qualquer trabalho nesta disciplina, desde os tratados clássicos à internet e aos videojogos.

Na Culturgest estará "O que é o ornamento?", com curadoria de Ambra Fabi Giovanni Piovene, para explicar como o ornamento nunca desapareceu completamente, através de secções temáticas, na produção histórica e contemporânea, e que condições existe hoje como questão relevante.

No Palácio Sinal de Cordes, sede da Trienal, será instalada "Beleza Natural", uma exposição com curadoria de Laurent Esmilaire e Tristan Chadney, com trabalhos selecionados a partir do concurso Prémio Universidades Trienal de Lisboa Millennium BCP.

Além das exposições, está prevista, como é habitual, a entrega de prémios: o Prémio Carreira, pelo contributo para a arquitetura, O Prémio Début, aberto a jovens até aos 35 anos, ou a qualquer atelier de arquitetura cuja média de idades não exceda essa idade, pretende impulsionar e dar reconhecimento a quem está em início de carreira.

A Trienal também irá organizar o Concurso Prémio Universidades, que envolve a participação de escolas de arquitetura nacionais e estrangeiras para estudar um território, que este ano é Marvila, e algumas das propostas selecionadas vão integrar a exposição "Beleza Natural".

O Prémio Début e o concurso abrem inscrições a 24 de maio e encerram a 26 de março e 30 de abril de 2019, respetivamente.

A Trienal irá também apresentar três dias de conferências e debates nos "Talk, Talk, Talk", para trazer a reflexão e investigação a encontros na Fundação Calouste Gulbenkian.

O evento será também aberto a projetos associados que podem ser apresentados por qualquer entidade da sociedade civil, desde que lidem com problemáticas da arquitetura.

A equipa curatorial integra ainda Sébastien Marot (França), Ambra Fabi (Itália), Giovanni Piovene (Itália), Fosco Lucarelli & Mariabruna Fabrizi (Itália), Giovanni Piovene (Itália), Laurent Esmilaire (França), Tristan Chadney (França/Reino Unido) e Vasco Pinelo de Melo (Portugal).

AG // MAG

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.