Eduardo Ferro Rodrigues realizou uma visita oficial de três dias à Tunísia e a Marrocos, tendo mantido reuniões com os mais altos responsáveis políticos de ambos os países.

Em declarações à agência Lusa, o Presidente da Assembleia da República relatou que sentiu que "há dificuldades na relação da Tunísia com a União Europeia" e que os tunisinos "contam com Portugal e com o parlamento português para apoiar um esforço maior da União Europeia no apoio ao processo de transição da Tunísia porque é uma democracia muito recente".

"O parlamento tunisino manifestou uma grande vontade em que continuasse a haver o apoio português ao processo de transição democrática na Tunísia, que é um processo que vive dificuldades", concretizou.

Sendo "uma democracia muito recente", Ferro Rodrigues considerou que a União Europeia "deve compreender que o futuro do regime democrático da Tunísia é muito importante para toda a região do Magrebe, mas também para o futuro da própria Europa e do combate ao terrorismo".

"Em Marrocos, o fundamental foi que estivemos a apreciar o acordo parlamentar que existe entre os dois parlamentos e que data de 2007, de que era necessário atualizar esse acordo", adiantou.

A segunda figura do Estado português revelou que convidou o presidente da Assembleia Representativa do Povo de Marrocos para viajar a Portugal com o objetivo de "atualizar esse acordo no sentido de dar maior consistência e maior capacidade prática".

"Tanto um país como o outro o que é mais notável é a grande amizade e admiração que têm por Portugal e pelo nosso regime democrático e pela capacidade que o nosso regime democrático tem tido e de se desenvolver, em paralelo com as melhorias do setor económico e social", sublinhou.

Para Ferro Rodrigues, "é fundamental que haja um conhecimento maior entre os portugueses e os marroquinos e os tunisinos".

"Não faz sentido serem países que estão do outro lado do Mediterrâneo e que nós os vejamos como países muito distantes quando no fundo são muito próximos de Portugal. Temos toda a obrigação de nos esforçarmos para que estes países progridam", defendeu.

Na quarta-feira, na Tunísia, Ferro Rodrigues encontrou-se com o primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, com o presidente da Assembleia Representativa do Povo Tunisino, Mohamed Ennaceur, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Khemaies Jhinaoui.

No dia seguinte, foi tempo para uma reunião com o Presidente da Tunísia, Béji Caid Essebsi.

Já em Marrocos, na sexta-feira, o presidente da Assembleia da República portuguesa reuniu-se com presidente da Câmara dos Representantes de Marrocos, Habib El Malki, com presidente da Câmara dos Conselheiros de Marrocos, Abdelhakim Benchamach e com o primeiro-ministro de Marrocos, Saad-Eddine El Othmani.

Nesta visita oficial, Ferro Rodrigues teve na sua comitiva o presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, o deputado Sérgio Sousa Pinto, o presidente do grupo parlamentar de amizade Portugal - Tunísia, o deputado João Paulo Correia e a presidente do grupo parlamentar de amizade Portugal - Marrocos, a deputada Patrícia Fonseca.

JF // ZO

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.