Vamos começar por ver as noivas de Santo António pelos directos de Facebook e instastories feitas pelas próprias enquanto os noivos mandam para a esquerda e para a direita – quase sempre para a direita – as beldades do Tinder.

Entretanto começa a soar de altifalantes para ouvidos a música portuguesa – apenas portuguesa e tradicional nos bairros históricos porque foi proibida a kizomba, o reggaeton e tudo o que fosse música que provoque mais vómitos que sardinha podre. Os amigos combinam pelo Whatsapp juntar-se em Alfama e o primeiro a lá chegar mandar um share location.

A festa está a aquecer. Começam a sair os caldos verdes sem glúten e com pouca batata para não engordar, carpaccio de sardinha em bolo do caco e bifana de porco preto que frequenta sunsets gourmet em rooftops com vista para o Tejo. Nas tasquinhas renovadas há pouco tempo para receber cada vez mais turistas, a cerveja artesanal jorra aos litros para as sedentas gargantas de quase todos enquanto, por meio de encontrões e amassos involuntários, se vai conhecendo cada vez mais gente nova. E conhece-se uma miúda. É gira, boa pinta, já leu um livro ou dois mas agora é Instagramer profissional e não se pode embebedar porque no dia seguinte tem de estar com boa cara para fazer um post sobre o quão maravilhoso é aquele novo creme. A química morre ali.

Mas há mais. Dança-se. Continua-se a beber. Um dos amigos já está largado a um canto a usar a língua para auscultar todos os dentes da boca de velha da Bica e outro a vomitar uma mistura de caldo verde com sardinha, sangria e tequila. E assim sucessivamente até ser tempo de apanhar um Cabify e ir para casa desejar que a ressaca no dia seguinte não seja mais penosa que a figura que o José Gomes Ferreira fez a entrevistar o António Costa.

Sugestões mais ou menos culturais que, no caso de não valerem a pena, vos permitem vir insultar-me e cobrar-me uma jola:

- Santos Noventeiros: Nos jardins do Campo Pequeno, o arraial vai ter o toque dos anos 90. As já muito famosas festas “Revenge of the 90s” vão dar um ar da sua graça e eu devo andar para lá a lamber o chão.

- NOS Primavera Sound: Eu sei que hoje é o último dia, mas se ainda puderem vão. Além de boa música, fazer um ou outro post enquanto lá estão torna-vos automaticamente super cool nice trendy awesome.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.