“Este projeto que lançamos hoje – ‘Airport EXPO’ – visa expor as empresas nacionais a este ambiente de Web Summit e com a passagem dos investidores no aeroporto pretendemos que estas possam estar em contacto com eles”, explicou à Lusa Nuno Ferreira, diretor adjunto do Aeroporto Humberto Delgado.

Sob o mote “Damos mundo à iniciativa nacional”, as dez ‘startups’ nacionais têm no aeroporto de Lisboa a oportunidade de trocar experiências entre si, além de criar uma nova dinâmica aos seus projetos que estão no início, segundo Nuno Ferreira, adiantando que a própria ‘app’ da ANA — Aeroportos, voltada para os passageiros, faz também parte da exposição.

Uma das ‘startups’ presente na zona das chegadas do aeroporto é a ‘Invitta’, aplicação para telemóvel que faz depender roteiros turísticos e culturais do estado de espírito de quem tem a ‘app’.

“A ‘Inviita’ cria sugestões personalizadas para qualquer parte do mundo de acordo com o que queremos fazer, selecionando as opções por nós de acordo com o nosso ‘mood'”, explicou Bernardo Véstia, um dos ‘criadores’ da ideia, que atualmente tem utilizadores em 144 países, um ano depois de ter sido lançada para o sistema ios.

A Apple já fez destaque, por duas vezes, da aplicação ‘Invitta’ – primeiro como Best New App, em outubro de 2015, semana em que foi lançada oficialmente e depois como uma das melhores ‘apps’ para planear um City Break, em 20 países, em abril de 2016.

De acordo com Bernardo Véstia, o próximo passo é, até ao final do ano, ficar disponível para o sistema Android, o que irá “abrir todo um novo mercado”, avançando ainda que agora está também aberto o mercado a parceiros, como cadeias de hotéis e aeroportos, por exemplo.

Abrir a porta com um telemóvel é a função da ‘Porter’, uma aplicação que envolve três componentes: aplicação no ‘smarthphone’, sistema na ‘cloud’ que faz a gestão e uma fechadura física.

Leonardo Lino, um dos responsáveis pelo projeto, explicou que este vai estar em teste em três locais distintos – Cowork Lisboa, no Lx Factory, Parque Tecnológico de Óbidos e hotel Literary Men, também em Óbidos.

“São três espaços diferentes que vão permitir que o nosso sistema vá ao encontro de diferentes tipos de infraestrutura”, disse o responsável, adiantando que, para já, a “fechadura” custa cerca de 300 euros, mas ainda só está disponível para clientes empresariais.

Presente no local da exposição esteve também o próprio diretor do Aeroporto de Lisboa, João Nunes, que sublinhou à Lusa a “aposta forte” que a ANA — Aeroportos fez com a ‘Airport EXPO’.

“Trata-se de uma janela de oportunidade de colar uma iniciativa desta natureza à Web Summit. Estamos na linha da frente em tudo o que é inovação”, disse o responsável.

A Web Summit é uma conferência global de tecnologia, inovação e empreendedorismo que decorrerá este ano em Lisboa (e nos dois anos seguintes, com possibilidade de mais dois anos), onde são aguardados mais de 50.000 participantes, de mais de 165 países, incluindo mais de 20.000 empresas, 7.000 presidentes executivos, 700 investidores e 2.000 jornalistas internacionais.

Entre os oradores, estarão os fundadores e presidentes executivos das maiores empresas de tecnologia, bem como importantes personalidades das áreas de desporto, moda e música.

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