Têm sido várias as alterações na rede social de Mark Zuckerberg e algumas delas muito mal recebidas pelos meios de comunicação social.

O jornal brasileiro Folha de S.Paulo, que tem a maior circulação do país, informou que deixará de publicar conteúdo no Facebook, um mês depois da rede social diminuir a visibilidade do jornalismo profissional nas páginas dos utilizadores.
A decisão teve lugar depois do Facebook experimentar criar uma página separada para as notícias, que podia ser encontrada no menu "explorar" e, depois, ter anunciado que as publicações de família e amigos passariam a ser prioritárias em relação a marcas.  Mais tarde, Mark Zuckerberg acrescentou um novo um detalhe: as notícias de meios de comunicação locais têm igualmente primazia no feed.
O que o Facebook tira com uma mão parece querer dar com a outra. A rede social introduziu no final do ano passado uma função que permite aos meios de comunicação social vender o seu serviço de subscrições na app da rede social, mas um diferendo com a Apple bloqueou o avanço desta ferramenta em iOS.
No centro da contenda estava a intenção da Apple receber 30% de todas as subscrições realizadas através da aplicação do Facebook na loja da marca da maçã, a App Store. Já o Facebook queria que todo o dinheiro fosse diretamente para os meios de comunicação social.
Boas notícias nesta matéria: no evento Code Media, que teve lugar segunda-feira, 12 de fevereiro, Campbell Brown, executivo do Facebook anunciou que a disputa com a Apple tinha sido resolvida, o que significa que o serviço de subscrição estará disponível em iOS a partir de 1 de março.
Brown não detalhou os termos do acordo, pelo que não se sabe se a Apple ficará ou não com parte das receitas obtidas.