O anúncio ("Whopper Neutrality") consiste na hipotética introdução de uma nova política no Burger King. O hambúrguer mais conhecido, o Whopper, teria diferentes preços consoante o tempo que demoraria a confecionar. Existiam assim três preços: os hambúrgueres que durariam mais tempo a serem entregues custariam 4,99 dólares, os rápidos 12,99 dólares e os extra rápidos 25,99 dólares.

No anúncio podemos ver as pessoas confusas ou indignadas - ou as duas coisas - quando ficam a par da nova política da empresa. No fim, quando se percebe que era só uma “brincadeira”, aparece a célebre lição: “A Internet devia ser como o Whopper: igual para todos”.

De acordo com o jornal Fast Company, em dezembro, a FCC - Comissão Federal de Comunicações - revogou a abertura das regras da Internet, discutidas na altura da administração de Obama. Até então o debate sobre a neutralidade da Internet tem-se bifurcado em duas correntes de opinião: aqueles que defendem uma Internet ‘sem regras’ e os que gostavam de ver uma regulamentação online.

Na semana passada, a Entertainment, TV, Wireless & Internet voltou a falar sobre o assunto, introduzindo a ideia de uma “Declaração de Direitos da Internet”, onde se fala novamente da neutralidade da Internet e se inclui exigências de não discriminação no tráfego online.

A neutralidade da rede baseia-se no princípio de que todas as informações que circulam na rede devem ser tratadas da mesma forma e navegar à mesma velocidade. Além disso, a neutralidade da rede pressupõe que não existe discriminação entre os utilizadores.

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