A nova modalidade de serviço de transporte permite que pessoas que se deslocam para o mesmo destino e à mesma hora possam partilhar automaticamente a viagem, de forma instantânea, com uma poupança de 25% relativamente ao uberX.

“Com o uberPOOL, a Uber espera contribuir para que Lisboa se mantenha em movimento, em especial durante eventos como a Web Summit que colocam grandes desafios à mobilidade na cidade e condicionarão o trânsito ao longo de vários dias”, mencionou a empresa em comunicado.

Para viajar com o uberPOOL os clientes devem pedir a viagem na aplicação e, caso exista alguma outra pessoa a fazer um trajeto semelhante naquele momento, a aplicação vai encarregar-se de ligar automaticamente aos utilizadores para que partilhem as suas deslocações.

Em Lisboa, a nova modalidade terá “sempre um desconto de 25% face à mesma viagem em uberX e o preço será apresentado de antemão ao utilizador”, lê-se no comunicado.

Com o uberPOOL, a empresa quer “ajudar a manter Lisboa em movimento, incentivando a que mais pessoas possam viajar em menos carros” referiu em comunicado o diretor-geral da Uber para a Ibéria, Rui Bento, reforçando que as “soluções como o uberPOOL serão cada vez mais importantes para o futuro da mobilidade nas cidades”.

A Uber traz a Portugal pela terceira vez a sua solução de viagens partilhadas. A primeira foi há um ano, na primeira edição da Web Summit na capital portuguesa e a segunda vez foi de 04 a 31 de julho, durante os festivais de verão.

O uberPOOL está disponível nas maiores cidades onde a Uber opera, como Paris e Londres.

A Uber é uma plataforma ‘online' que permite pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros, com uma aplicação para ‘smartphones' que liga quem se quer deslocar a operadores de transporte. Em Portugal, está disponível nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e no Algarve.

A sua atividade - bem como a da Cabify, que se instalou no país mais recentemente - tem sido muito contestada pelos taxistas, uma vez que os operadores ligados a estas plataformas não têm de cumprir os mesmos requisitos formais que os proprietários dos táxis, para poderem trabalhar.

A Web Summit realiza a segunda edição em Lisboa, de 6 a 9 de novembro.