Obasi Shaw, aluno da Universidade de Harvard, obteve a distinção summa cum laude minus [com as maiores das honras] e teve como nota A-, o equivalente a 18 no ensino português, na sua tese final de licenciatura em Língua e Literatura Inglesa, apresentada em forma de álbum rap.

O álbum tem um total de 10 faixas em 36 minutos e intitula-se "Liminal Minds".

O jovem de 20 anos protagonizou um feito inédito, visto que nunca havia sido entregue uma tese nestes moldes. "Este é o primeiro álbum alguma vez submetido como tese no Departamento Inglês", referiu Lauren Bimmler, administradora do programa de licenciaturas de Harvard, citada pela Harvard Gazette. Contudo, outros alunos já submeteram memórias, novelas, poemas ou pequenos contos como teses de escrita criativa.

No post de Instagram da Harvard, ressalta-se o facto de o projeto juntar "elementos da poesia inglesa com questões de identidade racial na América", sendo que, para Shaw, "cada canção é uma análise desse estado entre a escravatura e a liberdade".

Para Shaw, a tese é ainda uma forma de reconhecer o rap como arte. "A poesia e o rap são bastante semelhantes. Os poemas com rima são muito comuns na poesia inglesa".

Segundo a Harvard Gazette, a ideia de construir a tese em forma de álbum rap partiu da mãe de Shaw, mas o jovem só considerou essa possibilidade quando se aproximava o dia de apresentar a proposta para o projeto final.

Como preparação, o jovem ouviu rap de várias épocas, para conseguir ter uma visão geral do estilo e para "entender o que significou para as pessoas ao longo das décadas".

Contudo, Shaw não pretende fazer carreira musical: quer realizar um estágio de um ano numa empresa de software em Seattle, ficando o rap apenas como passatempo. "O rap é um estilo em que posso dizer tudo o que quero dizer", referiu.

O álbum de Obasi Shaw está disponível online no Soundcloud.