A 7 de março de 2017, o Charging Bull, o touro da bolsa de Nova Iorque, encontrou uma adversária: a Menina Destemida, uma estátua também de bronze criada pela artista Kristen Visbal. Trata-se de um projecto da empresa State Street Global Advisors e da agência de publicidade McCann New York.

À primeira vista, esta é apenas uma menina de mãos na cintura, de vestido e cabelo apanhado, numa atitude de desafio ao animal de grandes proporções que tem pela frente. No entanto, o verdadeiro significado é mais complexo e pode ser lido aos pés da estátua: “Conheçamos o poder da mulher na liderança. Ela faz a diferença.” Deste modo, a agência de publicidade quis marcar uma posição no Dia Internacional da Mulher - e enquanto a estátua lá permanecer -, sobre a importância de integrar mulheres nos quadros de liderança das empresas.

No que diz respeito ao Charging Bull, este foi instalado a 15 de dezembro de 1989 por Arturo di Modica, um artista siciliano, no Bowling Green Park, perto de Wall Street, como resposta ao crash financeiro de 1987 - Black Monday. A estátua é uma metáfora para o poder financeiro da bolsa de valores dos Estados Unidos da América e para a perseverança dos norte-americanos.

Contudo, o manifesto da Menina Destemida parece não encaixar bem na empresa que encomendou a estátua: a State Street Corporation diferenciava os ordenados entre homens e mulheres, escreve o New York Times.

A empresa concordou agora em pagar 5 milhões de dólares para resolver os casos de discriminação contra 305 mulheres que recebiam menos do que os homens nas mesmas posições de trabalho.

Foi também referido por funcionários do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos que a empresa discriminou 15 dos seus vice-presidentes negros, pagando-lhes menos do que a funcionários caucasianos.

Contudo, a State Street, uma empresa de serviços financeiros, nega as alegações, concordando ainda assim em fazer o pagamento dos "salários em atraso" aos funcionários afetados.

A empresa diz que "está empenhada em práticas de igualdade de remuneração e avalia de forma contínua os processos internos para garantir que os programas de compensação, contratação e promoções não sejam discriminatórios", de acordo com a Associated Press.

Quanto à estátua da Menina Destemida, esta já tinha sido criticada por Modica, em abril deste ano, por poder ser uma violação dos seus direitos enquanto autor, alterando o significado e o contexto do Charging Bull.

Apesar disso, a Menina Destemida tem sido um fenómeno pela forte mensagem que transmite e muitos são aqueles que se têm vindo a manifestar quanto à sua permanência no local, não havendo ainda garantias desse acontecimento.