Às 20:30 mais de 130 países vão desligar as luzes. Alguns dos monumentos mais emblemáticos do mundo vão ficar às escuras e inúmeras iniciativas vão ser realizadas à luz das velas, é a Hora do Planeta.

A iniciativa é da WWF, uma organização internacional de defesa do ambiente, que começou em 2007, na Austrália, “quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 mil empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas”, lê-se no ‘site’ do organismo.

Dê com o SAPO24 uma volta ao mundo durante esta hora em que as luzes se apagam pelo planeta

“Um anos depois, a Hora do Planeta tornou-se num movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as luzes”, diz a WWF.

De acordo com a associação, à data de 24 março, a iniciativa já contava com a adesão de 140 municípios portugueses, mas a expectativa é de ter 150 concelhos com monumentos às escuras entre as 20:30 e as 21:30 de hoje, depois de no ano passado terem sido 120.

Em Lisboa, às 20:00 vai realizar-se no Parque Eduardo VII o evento oficial da Hora do Planeta, um concerto solidário à luz de velas, com artistas como Raquel Tavares, Matias Damásio, Tiago Bettencourt, André Sardet, Tito Paris, Samuel Úria, Enoque e Janeiro.

Em 2016 foram mais de sete mil as cidades de 178 países ou territórios em todo o mundo, e milhões de pessoas a aderir a esta ação pelo ambiente.