Esta é uma “biografia autorizada", já que a autora teve acesso a todo o arquivo documental do primeiro Presidente da República eleito democraticamente que autorizou a sua publicação.

O livro é o resultado de quase 180 horas de conversas com cerca de 80 pessoas, entre amigos de infância, colegas de curso, camaradas da tropa, militares, opositores, políticos, ex-ministros, presidentes da República, gente com quem se cruzou ao longo da vida e, como não podia deixar de ser, Manuela Eanes, sua companheira de quase 50 anos.

«Esta é a vida de um homem inconformado, que nunca desistiu do seu país, da sua gente, da liberdade. Um Dom Quixote dos tempos modernos", lê-se na sinopse da obra.

"Ramalho Eanes: O Último General" é o primeiro livro da autora. Isabel Tavares é jornalista e fundadora do Diário Económico, jornal do qual foi chefe de redação, bem como do Semanário Económico. Passou pelo Expresso, fez rádio e televisão. Atualmente integra a equipa do SAPO24.

A apresentação, a cargo de Nicolau Santos, diretor-adjunto do semanário Expresso, e do Padre Vítor Feytor Pinto, decorreu no lugar Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa. Recorde aqui: