Lembram-se do dono do hotel em Dublin que protagonizou uma daquelas histórias que a internet adora quando tornou pública a sua recusa em aceitar a proposta de uma youtuber que pretendia ter alojamento gratuito em troca de publicações elogiosas no YouTube e Instagram? Bom, a história de Paul Stenson, o dono do The White Moose Cafe e do Charleville Lodge Hotel, e de Elle Darby, a youtuber e instagramer de 22 anos que se apresenta como “social media influencer”, tem novos capítulos.

Recordando a história: Elle pretendia passar uns dias em Dublin e o hotel de Paul pareceu-lhe o sítio ideal para ficar. Propôs-se fazer vídeos e publicações nas suas contas de YouTube e Instagram - onde tinha, respetivamente, 87 mil e 76 mil seguidores - em troca de ter uma estadia gratuita. Paul Stenson publicou a proposta no Facebook do seu restaurante, questionou os fundamentos da mesma - “Se te deixo dormir aqui em troca de um vídeo, quem vai pagar ao pessoal que te vai servir? Quem vai pagar às empregadas que limpam o quarto? Aos que te servem o pequeno-almoço?" - e disse-lhe que não.

A internet dividiu-se, como quase sempre acontece, entre os que aplaudiram entusiasticamente a atitude do dono do hotel, e os que tomaram o partido de Elle Darby, defendendo a justeza da proposta que apresentou.

Opiniões à parte, tanto um como outro se tornaram bem mais conhecidos do que eram antes do episódio. Tendo sido acusado por Elle Darby de humilhação pública por expor o email que ela lhe enviara (no qual omitiu a identidade, o que ainda assim não impediu os seguidores da youtuber de perceberem que era ela), o dono do hotel decidiu agora apresentar outras contas.

Usando como unidade de cálculo a mesma que a Elle lhe tinha proposto - alcance e influência nas redes sociais - Paulo Stenson estimou que a youtuber lhe deve 4,3 milhões de libras (mais IVA, o que perfaz um total de 5,2 milhões de libras, cerca de 6 milhões de euros) pela publicidade que conseguiu devido ao post de Facebook em que partilhou a proposta que tinha sido feita ao hotel. Na realidade, fez mais que estimar a conta. O dono do Charleville Lodge Hotel recorreu aos serviços de uma empresa de relações públicas, apurou quantos artigos tinham sido escritos e com base nisso emitiu uma fatura com a seguinte descrição: “valor estimado pela publicação de 114 artigos em 20 países com um alcance potencial de 450 milhões de pessoas”.

Elle ainda não respondeu, mas é muito provável que a história ainda não fique por aqui.