Em comunicado, a estação pública referiu que “lançou um convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita", conforme a matriz do último ano, no evento que culminou com a vitória de Salvador Sobral, com a interpretação do tema "Amar Pelos Dois", composto pela sua irmã, Luísa Sobral.

Assim, a lista de compositores selecionados pela RTP inclui Aline Frazão, Armando Teixeira, Benjamim, Bruno Cardoso, Capicua, Diogo Clemente, Diogo Piçarra, Francisco Rebelo, Fernando Tordo, Isaura, João Afonso, Jorge Palma, José Cid, JP Simões, Júlio Resende, Mallu Magalhães, Miguel Ângelo, Francisca Cortesão, Nuno Rafael, Paulo Flores, Paulo Praça e Tito Paris.

Aos 22 selecionados pela estação pública juntam-se dois autores que responderam a um concurso aberto a submissões, promovido pela Antena 1 - Peter Serrado e Rita Dias - sendo que o cantor que deu voz a "Amar Pelos Dois" teve, igualmente, direito à escolha de um compositor para integrar a lista: Janeiro.

No total, foram recebidas 346 candidaturas para o concurso aberto, tendo sido escolhidas por um painel de jurados com presidência do jornalista António Macedo, aliado à vocalista da banda Amor Eletro, Marisa Liz, a Miguel Guedes, dos Blind Zero, Iolanda Ferreira e João Gobern.

De entre os 26 compositores da lista, encontra-se também Daniela Onis, selecionada pelo júri do programa “Master Class” da mesma estação de rádio, presidido por Tozé Brito, acompanhado de figuras como Ricardo Soares e Rui Pêgo, diretores da Antena 1, para além de Noémia Gonçalves.

O Festival da Canção de 2018 contará com duas semifinais, cada uma com 13 canções em competição, sendo apurados sete intérpretes em cada evento - a 18 e 25 de fevereiro - no Estúdio 1 da RTP, em Lisboa, sendo que os intérpretes ainda estão por revelar.

Nesse momento serão escolhidos os 14 finalistas que marcarão presença no Pavilhão Multiusos, em Guimarães, com vista a apurar o representante de Portugal no Festival da Canção de 2018, a realizar-se em Lisboa, no dia 12 de maio do próximo ano.