A canção composta por Jorge Palma e interpretada por Rui David está entre as sete apuradas no domingo para competir na final do Festival da Canção, anunciou hoje a RTP, depois de ter sido detetado um erro nas votações.

A RTP em comunicado esclarece que: "No decurso do processo de auditoria interna, que ocorreu após a emissão do programa em direto, foi detetado que a votação final divulgada estava incorreta. Identificado o erro na transcrição dos pontos do televoto (votos do público), a RTP atuou prontamente, no sentido de esclarecer de forma transparente o sucedido, junto dos compositores e intérpretes envolvidos."

O erro está na atribuição da pontuação do público às canções compostas por Mallu Magalhães (interpretada por Beatriz Pessoa) e por Jorge Palma (Rui David). Assim, com a correção do erro, a canção de Mallu sai do grupo das sete finalistas apuradas, dando entrada ao tema de Jorge Palma.

Ao Observador Rui David disse estar, ao início da tarde, "espantado e com mixed feelings". O músico disse ainda que soube da notícia por um amigo que lhe ligou, não pela RTP. Horas mais tarde, o músico publicou na sua conta de Facebook uma nota onde esclarece que "assim que a produção do Festival da Canção percebeu que a votação final poderia estar incorrecta, e que isso poderia alterar a classificação final, informou prontamente os meus representantes de que iriam proceder a uma auditoria interna para examinar a situação". "Dada a sensibilidade do assunto e para que não fossem criadas falsas expectativas, os meus representantes optaram por informar-me apenas quando a alteração na classificação final foi confirmada", acrescentou.

Jorge Palma ainda não comentou a situação, na sua conta de Facebook partilhou apenas o comunicado da estação pública. Já a agência que representa Beatriz Pessoa e Mallu Magalhães disse ao SAPO24 que "não tem nada a acrescentar ao comunicado da RTP".

A estação pública informa que apresentou de imediato um pedido de desculpas aos compositores e intérpretes envolvidos. O mesmo pedido de desculpas é dirigido aos telespectadores da RTP.

Além da canção de Jorge Palma foram apuradas, na primeira semifinal, as canções compostas por Diogo Clemente (interpretada por Peu Madureira), Janeiro (Janeiro), Júlio Resende (Catarina Miranda), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz) e Benjamim (Joana Espadinha).


Reveja aqui as treze atuações da primeira semifinal do Festival da Canção


A canção "Só por ela", interpretada por Peu Madureira, foi a mais votada pelo público na primeira semifinal. "Sem título", interpretada por Janeiro, foi a canção com mais votos do júri. A votação final foi feita, em igual valor, por um júri e pelo público.

A edição número cinquenta do Festival da Canção arrancou ao som de “Ele e Ela” de Madalena Iglesias, canção que venceu o Festival da Canção em 1966. A cantora faleceu em janeiro deste ano aos 78 anos e o Festival não quis deixar de lhe prestar homenagem. "Todos sabiam quem ela era e todos saberão quem ela é", salientaram os apresentadores José Carlos Malato e Jorge Gabriel.

Mas as homenagens não se ficaram por aqui. Durante o período de votação João Pedro Coimbra e Nuno Figueiredo debruçaram-se sobre o cancioneiro de Carlos Paião, nome maior da história do Festival da Canção. "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)", que em 1983 levou ao Festival em conjunto com  Cândida Branca Flor,"Souvenir de Portugal", "Zero a Zero" e "Ga-Gago" foram os temas revisitados do autor de "Playback". Também Dina "recebeu uma prenda". A autora de "Amor de Água Fresca" foi recordada num vídeo que passou em resumo a vida e obra da artista.

De Janeiro, que nos fez recordar Salvador Sobral, a Rita Dias, que recordou o Festival, ao longo de duas horas as 13 vozes desta semifinal disputaram um lugar na grande final e, quem sabe, no Festival da Eurovisão.

Entre regressos, como os de José Cid e Anabela, enquanto intérpretes, e os de Fernando Tordo e Jorge Palma, como compositores, o festival fez-se de muitas novidades, como os casos do jovem fadista Peu Madureira ou do bem conhecido JP Simões.

Quem também não quis deixar de marcar presença foi Salvador Sobral. O músico que venceu com "Amar Pelos Dois" surgiu já no período depois do fecho de votações para apoiar o músico que convidou. O Festival introduziu este ano opção do vencedor da edição anterior voltar a participar ou convidar um compositor; a voz de "Amar pelos Dois" escolheu Janeiro. As semelhanças entre os dois são mais que musicais. Recorda-se de Salvador Sobral na "green room"? Janeiro juntou-lhe uma banana.

A caminho da Eurovisão

À edição deste ano do Festival da Canção concorrem 26 temas que disputam a escolha do sucessor de Salvador Sobral para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção.

Temas da segunda semifinal

  • "Sobre Nós" - Tamin (Compositor: Capicua)
  • "Canção do Fim" -  Diogo Piçarra (Compositor: Diogo Piçarra)
  • “Arco-Íris (Assim Cantou Zaratustra)" - Dora Fidalgo (Compositor: Miguel Angelo)
  • "All Over Again" – Sequin (Compositor: Bruno Cardoso)
  • "Sunset" - Peter Serrado (Compositor: Peter Serrado)
  • "O Voo das Cegonhas" – Lili (Compositor: Armando Teixeira)
  • "Patati Patata" - Minni & Rhayra (Compositor: Paulo Flores)
  • "Amor Veloz" - David Pessoa (Compositor: Francisco Rebelo)
  • "Bandeira Azul" - Maria Inês Paris (Compositor: Tito Paris)
  • "Pra Lá Do Rio" - Daniela Onís (Compositor: Daniela Onís)
  • "Anda Daí" - Rita Ruivo (Compositor: João Afonso)
  • "O Jardim"- Cláudia Pascoal (Compositor: Isaura)
  • "Mensageira" - Susana Travassos (Compositor: Aline Frazão)

A RTP lançou o convite a 22 compositores para que apresentassem uma canção original inédita no concurso, a estes juntaram-se três autores que responderam a concursos e um outro escolhido por Salvador Sobral.

Nesta primeira semifinal, decorrida no estúdio da RTP e emitida em direto na RTP1, RTP Internacional e RTP Play, competiram 13 canções: os temas compostos por José Cid (interpretado pelo próprio), Diogo Clemente (Peu Madureira), Fernando Tordo (Anabela), Francisca Cortesão (Joana Barra Vaz), Janeiro (Janeiro), Jorge Palma (Rui David), JP Simões (JP Simões), Júlio Resende (Catarina Miranda), Benjamim (Joana Espadinha), Mallu Magalhães (Beatriz Pessoa), Nuno Rafael (Bruno Vasconcelos), Paulo Praça (Maria Amaral) e Rita Dias (Rita Dias).

A segunda semifinal está marcada para domingo, também no estúdio da RTP, em Lisboa, e a final decorre a 4 de março, em Guimarães.

De cada semifinal saem sete finalistas escolhidos por um júri que este ano volta a ser presidido por Júlio Isidro. A acompanhar o apresentador estão os cantores Ana Bacalhau, Carlão, Luísa Sobral e Sara Tavares, a radialista Ana Markl, o jornalista Mário Lopes e os compositores Tozé Brito e António Avelar Pinho.

O vencedor do Festival da Canção, que regressou no ano passado como uma janela renovada, abrindo o concurso a compositores que nunca nele tinham participado, irá participar em maio no Festival da Eurovisão da Canção, que este ano se realiza em Lisboa.

[Notícia atualizada às 14h45 com as reações]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.