Explica o The Telegraph que, ainda que não exista uma data fixa, há um dado que ajuda a determinar o dia em que se celebra a panqueca: este vai ser sempre preceder a Quarta-feira das Cinzas (o primeiro dia da Quaresma). Ou seja, enquanto Portugal se está a preparar para festejar mais uma noite de carnaval, os britânicos estão a preparar a massa e o xarope.

Mas o que é isto de “Terça-feira Gorda” (Shorve Tuesday)?

Londres pode não ser sinónimo de Carnaval, mas também ali é dia de (doces) festejos. E de uma maneira bem britânica. A Terça-feira Gorda é conhecida popularmente no Reino Unido por “Pancake Day” ou o Dia da Panqueca, alimento que contém tudo aquilo que não é permitido durante o período da quaresma: leite, manteiga e ovos.

Há mais de quinhentos anos que numa pequena cidade inglesa, chamada Olney, há lugar para uma corrida especial em prol da panqueca: o objetivo é correr ao mesmo tempo que se lança uma panqueca ao alto e se apanha novamente na frigideira, fazendo isto até se chegar à meta.

Em Westminster, governo, lords e jornalistas competem entre si numa corrida frente ao parlamento na Rehab Parliamentary Pancake Race. Os fundos da corrida revertem para a instituição que dá nome à corrida, a Rehab, que trabalha com pessoas com diferentes graus de deficiência e/ou que foram marginalizadas.

E porque celebram os britânicos o Dia da Panqueca?

Apesar de ser uma tradição associada ao cristianismo (Páscoa), é tido que o Dia da Panqueca pode ter origem num feriado pagão. Isto porque o alimento simbolizava o sol e era uma forma de celebrar a chegada da primavera.

No segredo está no pulso, diz a matemática

Os britânicos levam as suas tradições a sério. Tanto assim é que existem estudos sobre o lançamento da panqueca. Porque na hora de correr com uma frigideira na mão, há que ter em conta o ângulo certo para o efeito. E foi isso que um estudo, em 2012, procurou estabelecer.

Segundo, a explicação de Frank Smith, o homem por detrás do estudo: “Todos sabemos que ninguém gosta de desperdiçar ingredientes, mas há vários factores e riscos envolvidos na confeção da panqueca perfeita. (...) Nós queremos reduzir o desperdício dos britânicos ao explicar-lhes de como é se lança de forma perfeita”. disse o especialista

“Descobrimos que a direção errada, a velocidade, significam que um 'lançador' mediano por ter que estragar duas ou mais panquecas até chegar à técnica perfeita”, detalhou.

E não se alarme: caso não domine a matemática por detrás do lançamento de panqueca perfeito, o famoso cozinheiro inglês Jamie Oliver explica-o num vídeo de um minuto.

5 curiosidades acerca das panquecas

1) A maior panqueca jamais cozinhada no mundo data de 1994. Foi confeccionada em Rochdale e tinha 15 metros;

2) É estimado que sejam gastos pelos britânicos no Dia da Panqueca 52 milhões de ovos, mais 22 milhões do que em qualquer outro dia no ano.

3) A maior pilha de panquecas teve 60 panquecas e tinha 76 cm de altura;

4) Em França é tradição pedir um desejo enquanto se lança uma panqueca da frigideira;

5) O maior número de lançamentos de panquecas registados num curto espaço de tempo está fixado em 349 em dois minutos. O recorde, de 1995, pertence a Dean Gould.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.