A escritora britânica J. K. Rowling, autora da saga do jovem mago Harry Potter, foi questionada por uma fã, esta sexta-feira, dia 14, no Twitter, se havia alguma ligação entre o António Oliveira de Salazar, figura do Estado Novo em Portugal, e a personagem Salazar Slytherin, já que a autora viveu no início da década 90 na cidade do Porto.

"O nome Salazar Slytherin veio dos tempos em que viveu em Portugal? Existe uma figura portuguesa chamada Antonio de Salazar", perguntou a fã. "Inspirei-me, de facto, em António Salazar, o ditador português", respondeu a escritora britânica.

Salazar Slytherin, em Harry Potter, é um feiticeiro que consegue falar com serpentes e um dos fundadores da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.

A britânica J. K. Rowling é a autora da série ‘bestseller’ Harry Potter, constituída por sete volumes, publicada entre 1997 e 2007, que já vendeu mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo, está distribuída em mais de 200 territórios, traduzida em 79 línguas, e deu origem a oito produções cinematográficas.

Rowling é também autora de outras obras, tais como “O Quidditch Através dos Tempos” e “Os Contos de Beedle, o Bardo”, cujas receitas reverteram para a instituição de solidariedade Lumos. No caso de “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los”, as vendas revertem a favor da organização Comic Relief.

Em 2012, J.K. Rowling criou a empresa de entretenimento digital e comércio eletrónico Pottermore, através da qual os fãs poderão encontrar os seus textos mais recentes.