O jornalista português deixa a Architectural Digest no Médio Oriente e vai substituir a princesa Deena Aljuhani Abdulaziz, da Arábia Saudita, na direção da Vogue Arabia.

Manuel Arnaut, que trabalhou nas edições portuguesas da Vogue e da GQ, vai assumir o novo cargo a 7 de maio, anunciou em comunicado a editora Nervora, responsável pela publicação da revista na Arábia Saudita juntamente com a Condé Nast.

No comunicado, citado pela Business of Fashion, o novo editor da publicação diz sentir-se “honrado” por voltar a ‘casa’, a revista onde começou a sua carreira profissional. Arnaut terá como porto de partida “a herança rica do Médio Oriente” e “os olhos no futuro”. “Num ambiente emocionante de modernidade e criatividade, a equipa e eu estamos empenhados em trabalhar para que a Vogue Arabia seja a voz orgulhosa da região, representando a força e o charme da mulher árabe", acrescentou.

A entrada de Manuel Arnaut para a direção da Vogue árabe acontece um dia depois da saída abrupta da princesa Deena Aljuhani Abdulaziz.

Para Shashi Menon, CEO & Publisher da Nervora, Manuel Arnaut “traz mais de uma década de experiência editorial na Condé Nast combinada com um forte historial de sucesso regional”. "Deena Aljuhani Abdulaziz ganhou um lugar na história da Moda e da Vogue", disse Menon.

Aljuhani Abdulaziz teve a seu cargo apenas duas edições da revista. "Recusei a comprometer-me [com a Vogue] a partir do momento em que senti que a abordagem da editora entrou em conflito com os valores que sustentam os nossos leitores e com o papel do editor no cumprimento desses valores, num caminho autêntico", disse a princesa em declarações exclusivas à Business of Fashion.

A Vogue Arabia lançou no final de 2016 o seu site na Internet em árabe e em inglês. O primeiro número da publicação de moda saiu no passado mês de março e teve a modelo norte-americana Gigi Hadid na capa.