Quase 85% dos portugueses assiste habitualmente a eventos musicais - concertos, festivais de música, festas populares e temáticas. Destes, 66% assiste a festivais de música pelo menos uma vez por ano, indo a esmagadora maioria (93%) marcar presença nos festivais deste ano.

As conclusões são de um estudo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM) que procura analisar a relação dos portugueses com eventos musicais. A maioria dos 972 inquiridos (72%) vai a eventos musicais no mínimo uma a duas vezes por ano - e destes há 39% que assistem a estes espetáculos três a quatro vezes por ano e 28% mais de cinco a seis vezes por ano.

Mais de metade dos inquiridos (60%) gasta até 150 euros por ano em festivais, incluindo deslocações e alimentação. Porém, há 74% que gastam até 100 euros só na compra dos bilhetes para assistir aos festivais de música.

No que toca aos aspetos mais valorizados, os portugueses dão importância ao estilo de música e cartaz do evento, às condições de higiene e segurança do recinto e à experiência ou envolvência do evento.

E o que é que os portugueses querem ver no cartaz? Sobretudo pop (escolhido por 63% dos inquiridos) e rock (60% dos inquiridos). Depois surge o jazz/blues (nas escolhas de 33% dos inquiridos) e a música portuguesa (32%). Os estilos de música preferidos da amostra são o pop (destacado por 59% dos inquiridos) e o rock (58% dos inquiridos). Ainda assim, os autores do estudo destacam também o jazz/blues (32%), a música portuguesa (25%) e a música eletrónica/dança (22%).

Quase todos vão acompanhados - 99% -, 41% pelo cônjuge ou namorada/o, 38% com amigos, 17% com familiares e só 1% com colegas de trabalho.

Para a maioria (58%), o festival ideal dura três dias. E deve ter bastante estacionamento, já que apenas 1% diz usar os meios de transporte disponibilizados - 79% leva viatura própria.

Estes números têm por base 972 respostas a um inquérito online publicado pelo IPAM, entre os dias 1 e 30 de junho de 2017 e tem uma margem de erro de 4%.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.