Os 30 ‘designers’ selecionados para participarem na quarta edição do concurso vão também poder visitar “seis fábricas do Norte de Portugal", com o objetivo de “abrir a indústria de vestuário e de confeção do Norte aos novos talentos”, avançou hoje à agência Lusa fonte oficial da organização daquela competição.

Entre os 30 candidatos que vão ser selecionados, 21 são ‘designers’ de moda e nove são ‘designers’ do calçado. Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal e Reino Unido são os sete países participantes na competição na área do vestuário, enquanto Itália, Portugal e República Checa são três países com candidatos na área do calçado.

Cada nação vai poder fazer-se representar por três jovens ‘designers’ na área da moda e/ou calçado e apenas são elegíveis se forem finalistas do curso ou com carreira profissional até dois ou três anos de experiência.

Os coordenados a concurso, que vão ser apresentados através de um desfile, vão ser avaliados por um júri composto por sete elementos ligados ao setor da moda.

O prémio para melhor coleção tem um valor pecuniário de cinco mil euros e o prémio por país é de 2.500 euros.

Os critérios de seleção do júri vão ter em conta a coleção global, criatividade e inovação, silhueta, qualidade de execução e originalidade.

O concurso Fashion Design Competition tem apoios de fundos europeus e esta quarta edição envolve um "valor aproximado de 140 mil euros", que inclui todas as despesas dos jovens e prémios, indicou fonte da CENIT.

A Fashion Design Competition, tutelada pelo CENIT, tem o apoio da Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de pele e seus Sucedâneos (APICCAPS), Moda Lisboa e Associação Nacional das Industrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC).