A plataforma de streaming Netflix divulgou esta segunda-feira as estatísticas dos seus utilizadores. Os dados revelam algumas características particulares do consumo que os subscritores do serviço andam a fazer.

Por exemplo, alguém viu o filme “Piratas das Caraíbas, a Maldição do Pérola Negra” 365 dias seguidos.

Os dados desta OTT (over-the-top) mostram não apenas o que andam os seus subscritores a consumir, mas sobretudo o modo como o consomem e interagem com os conteúdos — filmes e séries — que a plataforma disponibiliza (mediante o pagamento de um determinado valor).

Em todo o mundo, foram vistas mais de 140 milhões de horas de conteúdos por dia (qualquer coisa como mil milhões de horas por semana). O dia mais popular, porém, foi logo o primeiro — 1 de janeiro, mostra a empresa num comunicado.

Mostra também que houve alguém na Antártida a ver a série “Shameless”. Alguém que, presume a empresa (que adota um estilo informal de comunicação na internet), será um pinguim.

À parte dos gostos de entretenimento das aves polares, o México, bem no centro da América, foi o país que mais membros tiveram a usar a plataforma todos os dias.

Em média, os utilizadores viram 60 filmes na plataforma. Uma grande exceção foi o utilizador que viu o filme “Piratas das Caraíbas, a Maldição do Pérola Negra" (2003) 365 dias seguidos, diz a empresa.

Mas, sublinha, para além do que os seus utilizadores viram, a Netflix está também atenta à forma como o viram. E, por isso, criou listas com esses mesmos dados:

Conteúdos “devorados” em 2017 — vistos mais de duas horas por dia

1. American Vandal
2. 3%
3. 13 Reasons Why
4. Anne with an E
5. Riverdale
6. Ingobernable
7. Travelers
8. The Keepers
9. The OA
10. The Confession Tapes

Conteúdos “saboreados” em 2017 — vistos menos de duas horas por dia

1. The Crown
2. Big Mouth
3. Neo Yokio
4. A Series of Unfortunate Events
5. GLOW
6. Friends from College
7. Ozark
8. Atypical
9. Dear White People
10. Disjointed

Conteúdos que fizeram os utilizadores “trair” em 2017 — vistos antes de o/a companheiro/a o fazer

1. Narcos
2. 13 Reasons Why
3. Stranger Things
4. Orange is the New Black
5. Sense8
6. Black Mirror
7. Marvel's The Defenders
8. Marvel's Iron Fist
9. Ozark
10. MINDHUNTER

Conteúdos que “aproximaram” os utilizadores em 2017 — vistos em família

1. Stranger Things
2. 13 Reasons Why
3. A Series of Unfortunate Events
4. Star Trek Discovery
5. Gilmore Girls: A Year in the Life
6. Riverdale
7. Fuller House
8. Chef's Table
9. Atypical
10. Anne with E

Estes dados foram ainda usados pela empresa para envergonhar alguns dos seus utilizadores nas redes sociais, como os 53 que viram o filme “A Christmas Prince” (Um Príncipe de Natal, em português) todos os dias, nos últimos 18 dias.

“Quem vos magoou?”, pergunta a empresa na rede social Twitter.

Uma utilizadora pergunta por que está a empresa a denunciar os seus utilizadores.

Em resposta, a Netflix diz que só quer saber se os seus utilizadores “estão bem”.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.