A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) anunciou a abertura das candidaturas para o fundo solidário "Missão 1 Quilo de Ajuda". Podem candidatar-se a este apoio todas as salas de jardim de infância e turmas de 1º ciclo do ensino básico de estabelecimentos públicos e privados, de qualquer distrito ou região do país. Esta "missão" oferece de cabazes de fruta fresca aos alunos mais carenciados das escolas portuguesas.

Hoje em dia, 65% das crianças em Portugal, entre os 2 e os 10 anos, não ingere fruta diariamente na quantidade recomendada (3 porções de fruta por dia), segundo os dados mais recentes da APCOI. Este baixo consumo de fruta provoca carências nutricionais, diminui os níveis de energia, de concentração, de aprendizagem e das defesas do organismo.

Com o fundo solidário "Missão 1 Quilo de Ajuda", é então oferecida aos alunos - com prioridade aqueles que têm escalão A e B de Ação Social Escolar - uma peça de fruta para cada dia de semana.

Mário Silva, presidente e fundador da APCOI, afirmou que “nos dois anos letivos anteriores, através do fundo solidário "Missão 1 Quilo de Ajuda", a APCOI conseguiu apoiar 430 crianças com a oferta de cabazes de fruta todas as semanas.”

Porém, esta missão só termina quando todos os alunos carenciados receberem este apoio: nos últimos anos, houve mais de 3.300 alunos candidatos “mas para fazer chegar a fruta a todas as crianças que precisam, é necessária a ajuda de todos os portugueses”, acrescenta Mário Silva.

Para que nenhuma criança carenciada fique por ajudar, os portugueses podem juntar-se a esta causa e contribuir, nomeadamente através de uma chamada para o número 760 45 00 60, cujo custo, de 0,60€ (+ IVA), reverte como donativo para o fundo solidário "Missão 1 Quilo de Ajuda".

Todas as turmas com alunos carenciados poderão candidatar-se ao apoio da "Missão 1 Quilo de Ajuda".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.