Um "descarrilamento de carruagens ocorreu na estação de Kotluban (...) na região de Volgogrado, após a intervenção de pessoas não autorizadas", noticiaram as agências Tass, Ria Novosti e Izvestia.

De acordo com a Ria Novosti, que cita os caminhos-de-ferro russos, o tráfego ferroviário foi restabelecido numa das duas vias.

O incêndio num tanque de combustível e num vagão foi extinto, anunciou o Ministério das Situações de Emergência da Rússia à Ria Novosti.

Não foram fornecidos pormenores sobre o incidente nem sobre as "pessoas não autorizadas" que o provocaram.

A cidade de Kotluban fica a cerca de 300 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, e a região de Volgogrado tem sido alvo de ataques de drones do exército ucraniano.

No final de abril, os serviços de segurança da Rússia, FSB, anunciaram a detenção, na região de Volgogrado, de duas pessoas suspeitas de envolvimento numa organização terrorista e de planearem um atentado bombista a favor da Ucrânia.

A Rússia já tinha anteriormente acusado Kiev e apoiantes de atacarem o sistema ferroviário russo.

Em dezembro de 2023, Moscovo deteve um bielorrusso por suspeita de ter colocado explosivos em dois comboios na Sibéria, perto da fronteira com a China, em nome de Kiev.

Cerca de uma semana antes, as autoridades anunciaram complicações no tráfego ferroviário na principal linha Baikal-Amur, cerca de 5.500 quilómetros a leste de Moscovo.

Em janeiro de 2024, investigadores russos informaram que dois adolescentes foram acusados de sabotagem em nome da Ucrânia, depois de terem incendiado equipamento ferroviário.