Ajudar com donativos em dinheiro

Para a ajudar os bombeiros, pode fazer um depósito ou uma transferência bancária nacional para a conta da CGD titulada pela Liga dos Bombeiros Portugueses: Conta 0413 045735 130 / NIB 0035 0413 00045735 130 85 / IBAN PT50 0035 0413 00045735 130 85.

A Câmara Municipal do Funchal anunciou a criação de uma conta solidária. Os donativos devem ser feitos através da conta aberta no Banco Santander com o nome "Funchal Solidário - Incêndio de agosto-2016" (N.º 0003 42777599020 / IBAN: PT50 0018 0003 4277 7599 0201 0).

A Cáritas abriu uma conta solidária na Caixa Geral de Depósitos com o objetivo de angariar fundos de apoio para as vítimas dos incêndios da Madeira.  Os donativos devem ser feitos na conta “Cáritas ajuda a Madeira” – PT50 0035 0697 0059 7240130 28.

Também para apoiar as vítimas dos incêndios na Madeira, o Millennium BCP abriu uma conta denominada "Millennium bcp - Solidário com a Madeira" com o IBAN PT50 0033 0000 4552 0020 0300 5. Além disso, o banco vai doar para este efeito 10 mil euros. Os fundos recolhidos visam apoiar a reconstrução e reparação dos danos causados pelos incêndios.

A Caixa Geral de Depósitos associou-se à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de equipamentos e materiais para as corporações de bombeiros mais carenciadas. Os donativos devem ser efetuados na conta 0697 00640792 930 / NIB: 0035 0697 00640792 930 46 / IBAN: PT500035 0697 00640792 930 46.

Para apoiar a população afetada pelos incêndios na Madeira, a Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa e o Novo Banco disponibilizam também uma conta solidária com o IBAN: PT50 0007 0000 0032 9553 9122 3.

O Grupo Renascença Multimédia, por sua vez, decidiu apoiar a Diocese do Funchal através da abertura de uma conta solidária com o IBAN: PT 50 0018 0003 42780726020 74.

Os terminais automáticos da rede Multibanco permitem que os utilizadores façam donativos diretamente para as contas oficiais de apoio aos bombeiros, informou a SIBS -- Sociedade Interbancária de Serviços. Depois de inserir o cartão e digitar o código secreto, selecione a opção "Transferências", escolha o serviço "Ser Solidário", selecione depois a tecla que representa a instituição à qual pretende fazer o donativo e insira o montante pretendido.

Ajudar com a doação de bens

Quem desejar, pode doar bens diretamente nos quartéis de bombeiros, mesmo que não se tratem de corporações diretamente envolvidas no combate aos incêndios. O bens mais necessários são garrafas de água, barras de cereais, fruta, bolachas, e alimentos leves.

O União da Madeira pretende fazer uma recolha de bens no jogo da segunda jornada da II Liga de futebol, com o Sporting de Braga B. Para esse efeito, o clube solicitou que o jogo fosse disputado à porta aberta. O encontro tem lugar este sábado, 13 de agosto, pelas 16h00.

Ainda na esfera do futebol, o Sporting anunciou a organização de uma recolha de alimentos em solidariedade para com os bombeiros portugueses, no jogo contra o Marítimo, no sábado, 13 de agosto.

O Vitória Sport Clube está a promover uma campanha de solidariedade que visa ajudar os Bombeiros de Portugal. A campanha prolonga-se até este domingo, 14 de agosto, dia de Derby minhoto. Quem pretender ajudar, deve entregar os bens na VitóriaStore do Espaço Guimarães ou do Estádio.

Há também claques a fazer recolha de alimentos, nomeadamente os Diabos Vermelhos (Benfica), os Castores 1950 (Paços de Ferreira), os Ultra Mancha Negra Boys (Académica de Coimbra), e os Ultra Fama Boys 1990 (Famalicão).

Será também possível doar alimentos no jogo em que o Belenenses recebe o Benfica, na jornada inaugural do Campeonato Nacional de Juniores A. Esta partida tem lugar este sábado, pelas 17h00. "Faça-se acompanhar de água, barras energéticas ou fruta, que poderá entregar aos voluntários que estarão nas entradas do recinto e que terão como destino os Bombeiros Voluntários da Ajuda", pode ler-se na nota deixada pelo clube na rede social Facebook.

A Xerox Portugal iniciou igualmente uma campanha de recolha de bens, que se destinam aos Bombeiros de Cabo Ruivo. A entrega deverá ser feita na receção do edifício Xerox em Lisboa até ao final de sexta-feira, 12 de agosto. Os bens pedidos são garrafas de água pequenas, barras de cereais energéticas, bebidas isotónicas s/gás, maçãs, peras, latas de atum e de sardinha, latas de fruta, pilhas AAA, pilhas AAÇ e bolachas sem creme.

Em Setúbal, o Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, vai recolher de garrafas de água durante todo o dia de sábado, entre as 09h00 e as 20h00, em frente ao Pingo Doce da Avenida Luísa Todi, ou na praça central do Alegro Setúbal.

A plataforma de tecnologia Uber permite fazer doações de bens através da sua aplicação, informou a empresa em comunicado. Nos dias 11 e 12 de agosto, entre as 12h e as 18h, basta aceder à aplicação, selecionar a opção "ajudar bombeiros", fazer o seu pedido. Um parceiro Uber irá depois recolher o donativo no local onde se encontra. Os donativos serão levados a quartéis de Bombeiros em Lisboa. Em seguida, a Liga dos Bombeiros Portugueses fará chegar os donativos aos bombeiros nas frentes ativas de incêndios.

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), por sua vez, está a apelar aos seus filiados que deixem os donativos nos parques de campismo, nas sedes dos clubes, ou da FCMP. Estas ofertas serão depois encaminhadas para as corporações de bombeiros mais próximas. 

Em Viseu, o ginário Stargym, tem também em curso uma campanha de recolha. Até dia 17 de agosto, é possível deixar alimentos e água neste espaço. Os donativos serão posteriormente entregues aos Bombeiros Voluntários de Viseu, informou a empresa.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a recolher mantimentos para enviar para a Madeira. Os mesmos devem ser entregues no espaço da associação de estudantes.

Outras formas de ajudar

O Grupo Os Mosqueteiros tem em curso uma campanha de apoio aos Bombeiros Portugueses que passa pela compra do livro infantil «As Profissões de um Bombeiro». Cada exemplar custa 1,99 euros. A campanha visa contribuir para a aquisição de equipamentos de proteção individual de combate a incêndios florestais para os Bombeiros Portugueses.

A transportadora Delnext está a permitir fazer envios gratuitos de encomendas até 10 kg para os bombeiros. A empresa vai oferecer até mil envios. A campanha é valida para encomendas que tenham como morada de destino uma corporação de bombeiros. 

760 200 800. É este o número disponibilizado pela MEO e pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP) para apoiar os bombeiros portugueses. Estas chamadas de tarifa única custam 0,60€ (+ IVA), válido para chamadas efetuadas através de telefones fixos e móveis.

Quem já está a ajudar

A Irmandade dos Clérigos, concelho do Porto, decidiu doar 50 mil euros para apoiar as famílias afetadas pelos incêndios na Madeira.

O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou a doação de dois milhões de euros a Portugal para apoio no combate aos incêndios que atingem o país e para a ajuda às vítimas.

O Futebol Clube de Arouca vai aproveitar o jogo do "play-off" da Liga Europa, com os gregos do Olympiacos, para angariar verbas que revertem para os Bombeiros Voluntários de Arouca. O clube pretende doar 1 euro por cada bilhete vendido. O jogo tem lugar dia 18 de agosto pelas 20h00.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) mobilizou centenas de escuteiros para angariar alimentos, apoiar e informar a população. Nesse sentido, o CNE deixou algumas indicações na sua página de Facebook para garantir a eficácia e transparência da ação.

A cadeia de supermercados Continente está a permitir aos bombeiros abastecerem-se gratuitamente nos seus hipermercados.

Paredes de Coura não vai realizar este ano a habitual sessão de fogo-de-artifício nas festas do concelho e vai dar o montante que gastaria no espetáculo pirotécnico à associação humanitária dos bombeiros locais.

A organização do Festival NEOPOP, que se realizou no último fim de semana em Viana do Castelo, entregou aos Bombeiros Voluntários de Viana todo o stock de água e sumos que sobrou dos três dias do evento.

O Banco Alimentar do Porto vai distribuir, esta quinta-feira, 11 de agosto, alimentos e água aos bombeiros da região Norte, informou o presidente da instituição distrital.

A atriz Ana Bola decidiu ajudar com o seu espetáculo Ana Bola SemFiltro. Com recurso às redes sociais, a atriz pediu ajuda para colocar de pé esta iniciativa, sendo que as receitas de bilheteira vão reverter a favor dos bombeiros. Tudo indica que o espetáculo solidário vai acontecer em setembro.

A Federação Académica do Porto e a Associação Académica da UTAD organizaram uma recolha de paletes de água para serem entregues às corporações de bombeiros locais.

Ontem, a imprensa avançou que Cristiano Ronaldo ofereceu ajuda financeira à Madeira, sem adiantar, todavia, pormenores.

Já José Cid, através da sua página de Facebook, disponibilizou-se para fazer concertos solidários para ajudar os bombeiros portugueses. 

Uma corporação de bombeiros inglesa ofereceu equipamentos avaliados em mais de 100 mil euros aos colegas de Albufeira, noticia o Expresso.

A Associação Empresarial de Paços de Ferreira decidiu apoiar a Liga dos Bombeiros Portugueses com metade das receitas de bilheteira da Capital do Móvel. Além disso, os empresários da região vão doar mobiliário às famílias desalojadas nas zonas mais fustigadas pelos incêndios. Por fim, será instalado um ponto de recolha de água, leite, fruta fresca e barras de cereais. Estes bens serão entregues nos quartéis de bombeiros do concelho.

A Associação Nacional de Produtores de Cereais informou, esta quinta-feira, que vai enviar para a Madeira 18 toneladas de palha para ajudar na alimentação dos animais afetados pelos incêndios na região.

Escreve o site Dinheiro Vivo que a gasolineira Prio ofereceu cinco mil litros de combustível à corporação de Bombeiros de Águeda

Num gesto de gratidão, a Domino's decidiu distribuir pizzas pelos quartéis de bombeiros das zonas onde opera

A Fundação Berardo vai entregar parte da receita das entradas no Jardim Tropical Monte Palace, situado na freguesia do Monte, Funchal, para ajudar os desalojados pelos incêndios que fustigaram a Madeira. "Vamos dar todo o dinheiro [das entradas]. Pelo menos 12.500 euros. Se as entradas não atingirem este valor, este será na mesma o mínimo que a Fundação vai dar", garantiu Joe Berardo.

Contactos úteis

Em caso de emergência pode sempre ligar para o número nacional de emergência (112), para a linha de proteção à floresta (117), ou para os bombeiros da sua área.

Os contactos das corporações de bombeiros de todo o país estão disponíveis no site da proteção civil.

Tem informação relevante? Fale connosco: infosapo24@sapo.pt

 

 

 

 

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.