A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza hoje o exercício "A Terra Treme", uma ação de sensibilização que visa também ensinar a população a agir antes, durante e depois de um sismo.

O exercício é de âmbito nacional, mas o evento principal será na Escola Secundária Sebastião e Silva, em Oeiras. Aqui, os cerca de 1600 alunos, os professores e funcionários vão exercitar, em conjunto, os três gestos de autoproteção para o caso da ocorrência de um sismo – Baixar, Proteger, Aguardar.

O simulacro acontece às 11h15 e a terra vai tremer durante um minuto.

"A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, individualmente ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção: Baixar – Proteger – Aguardar ", esclarece a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Além da população em idade escolar, cuja adesão à iniciativa tem sido "significativa" de acordo com a ANEPC, o exercício tem a intenção de ir alargando sucessivamente, ano após ano, a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação nesta iniciativa a outros setores da sociedade civil.

"Para tal, consideramos estratégico envolver as organizações – públicas, privadas e associativas – neste desígnio coletivo, procurando para o efeito unir esforços e extrair sinergias do conjunto de toda a sociedade, de modo a que sejam alcançados graus de resiliência, individual e coletiva, cada vez maiores", salienta a ANEPC.

Assim, por todo o país, os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) vão, em parceria com as comunidades locais, associações de bombeiros, serviços municipais de proteção civil, outros agentes de proteção civil e escolas, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como dinamizar a realização do Exercício "A Terra Treme", na data e hora marcadas para o efeito.

Este exercício - que vai na 7.ª edição - é promovido anualmente pela ANEPC em parceria com a Direção-Geral de Educação (DGE) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE).

No contexto do exercício, a ANEPC criou o sítio digital www.aterratreme.pt, no qual se podem obter informações sobre o exercício e recursos de divulgação.

A ANEPC, a DGE e a DGEsTE convidam ainda os cidadãos e as entidades a inscreverem-se em www.aterratreme.pt como demonstração do seu compromisso pessoal/institucional para com a causa da proteção e segurança.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.