Em comunicado publicado esta quinta-feira, 31 de janeiro, o Ministério do Ambiente informa que foi encontrado "um lote de carne de vaca sem condições para entrar na cadeia de consumo, com origem na Polónia, tendo como destino um operador retalhista em Portugal".
Este lote, de 99 quilos, foi apreendido e "encaminhado para destruição".
O caso foi detetado graças à Rede de Alerta Rápido, que integra o sistema de Segurança Alimentar da União Europeia (RASFF - Food and Feed Safety Alerts; Food Safety), que emitiu um alerta dando nota da deteção de um lote de carne de vaca sem condições.
O Ministério da Agricultura esclareceu ainda que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) apresentou já o relatório da situação às autoridades europeias.
No sábado, 26 de janeiro, o canal de televisão TVN24 denunciou o caso de um matadouro polaco que matava e preparava animais doentes para venda, ocultando as feridas e tumores. O matadouro está localizado região de Mazóvia, a cerca de 100km de Varsóvia.
As autoridades polacas estão a investigar o caso. Imagem chocantes transmitidas por aquele canal mostram os animais arrastados, incapazes de andar. A matança e preparação dos animais era feita durante a noite e sem a presença de um veterinário. O caso fez soar alarmes em todo o mundo. A Polónia é um dos principais exportadores de carne da União Europeia
Comentários