
De acordo com a BBC, o chefe da diplomacia chinesa foi afastado pelo partido comunista depois de um inexplicável desaparecimento.
Os últimos compromissos públicos conhecidos do chefe da diplomacia chinesa foram em junho. Não foi dada qualquer explicação para a sua exoneração do cargo.
Nomeado em dezembro passado, Qin, com 57 anos, era visto como um assessor de confiança do presidente chinês Xi Jinping.
Qin Gang deixou de aparecer em eventos públicos, deixando também de exercer as suas funções normais há cerca de um mês. Quando não compareceu a uma cimeira internacional, na Indonésia, a explicação oficial dada foi “problemas de saúde não especificados”.
A falta de detalhes alimentou rumores entre os funcionários do Ministério, levando à especulação de que o ministro estava a ser castigado por razões políticas ou por causa de um possível caso extraconjugal.
Por enquanto, o cargo vai ser assumido pelo chefe de assuntos externos do partido, Wang Yi, que tinha assumido a pasta anteriormente.
"O Comité Central da China votou para nomear Wang Yi como ministro dos Negócios Estrangeiros", disse a agência de notícias estatal Xinhua.
"Qin Gang foi removido do cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros", escreve a agência sem dar explicações.
O relatório disse que o presidente Xi assinou o decreto autorizando a mudança.
Comentários