Num comunicado, o executivo comunitário destaca que o comboio – uma iniciativa do ano europeu do transporte ferroviário 2021 – chegou ao seu destino final (Paris) após 36 dias de viagem pela Europa – oeste para leste e norte para sul – tendo atravessado países vizinhos da União Europeia (UE).

A viagem de comboio pela UE – que saiu de Lisboa em 2 de setembro – teve por objetivo aumentar a sensibilização para os benefícios do caminho-de-ferro e os desafios que ainda têm de ser ultrapassados.

O ‘Connecting Europe Express’ fez mais de 120 paragens, atravessou 26 países e 33 fronteiras, viajando em três bitolas diferentes ao longo do percurso, incluindo a ibérica.

A viagem teve ainda como meta evidenciar a necessidade de uma ação conjunta para completar a Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) - a rede de base até 2030, e a rede global até 2050.

A Comissão reiterou que, em 16 de setembro, foi lançado um convite à apresentação de propostas no valor de sete mil milhões de euros ao abrigo da Facilidade Ligar a Europa, para projetos que visem novas e melhoradas infraestruturas de transportes europeias.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.