O número de novas infeções é de 30.621, o que eleva o total de casos para os 809.684, especifica o órgão de saúde, acrescentando ainda 88 mortes nas últimas 24 horas, o que faz um total de 33.125 óbitos desde o início da pandemia.

No país existem 1.586 fontes de contágio em investigação ativa, dos quais 130 foram localizadas no último dia.

O número de pacientes internados na última semana é de 6.529, dos quais 1.750 estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

A taxa de resultados positivos nos testes de diagnósticos é de 12,6% em todo o país.

No balanço do órgão de saúde, as autoridades indicam que existem 84 departamentos, de um total de 101, em situação de vulnerabilidade elevada devido à forte circulação do vírus.

O Governo confirmou hoje que o país vai entrar em estado de emergência sanitária no sábado, o que permite a aplicação de medidas extraordinárias como o toque de recolher em Paris e outras oito grandes cidades, das 21:00 até às 06:00 locais, durante um mínimo de quatro semanas.

Além disso, estão proibidas as festas e celebrações privadas em todo o país e foi ampliada a aplicação de protocolos estritos de segurança em restaurantes e locais de receção de público em todo o país.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e noventa e três mil mortos e mais de 38,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.