O veredicto foi anunciado ao final da tarde desta sexta-feira e, depois de três dias e meio de deliberações, os 12 jurados, consideraram que Rittenhouse agiu em legítima defesa.

Kyle Rittenhouse estava acusado de cinco crimes: dois de homicídio em primeiro grau, um de tentativa de homicídio, um de ameaça à segurança por ter uma arma semiautomática e outro de posse ilegal de arma.

A última acusação tinha sido desconsiderada logo nos primeiros dias de julgamento, depois de o juiz considerar que a lei não era clara - o jovem tinha 17 anos na altura dos crimes e no estado em questão um jovem de 16 ou 17 anos pode transportar uma arma desde não seja de cano curto.

Os jurados decidiram ainda que o jovem não poderá ser considerado culpado das outras acusações. Rittenhouse, de 18 anos, poderia ter sido condenado a prisão perpétua, pena pedida pela acusação, se tivesse sido considerado culpado da mais grave acusação de que era alvo: homicídio qualificado.

Era ainda acusado de homicídio, tentativa de homicídio e de colocar em risco a segurança pública, por matar dois homens e ferir um terceiro com uma arma semiautomática a 25 de agosto de 2020.

[*com Agência Lusa]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.