O ex-Presidente Mário Soares, falecido hoje em Lisboa, aos 92 anos, publicou mais de meia centena de obras ao longo de várias décadas de uma intensa vida política e cívica.
O Governo da Índia transmitiu hoje ao primeiro-ministro, António Costa, as condolências pela morte do antigo Presidente da República Mário Soares, adiantando que a Convenção da Diáspora Indiana fará no domingo um minuto de silêncio em sua memória.
A morte de Mário Soares, hoje no hospital da Cruz Vermelha onde estava internado há 26 dias desde 13 de dezembro, foi noticiada nas edições digitais de vários jornais em todo o mundo.
A ex-Presidente do Brasil Dilma Rousseff lamentou hoje a morte de Mário Soares, recordando-o “como um militante da liberdade”, numa mensagem que pode ser lida num blogue.
A Federação de Andebol de Portugal (FAP) e a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) decretaram um minuto de silêncio nos respetivos campeonatos, em homenagem ao antigo Presidente da República Mário Soares, que hoje morreu aos 92 anos.
O secretário-geral do PCP disse hoje que o processo do Novo Banco "corre neste momento o sério risco de se traduzir num processo de contornos iguais ao BPN" e defendeu o "controlo público da banca".
O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai concorrer as eleições autárquicas deste ano em candidaturas próprias, embora se reveja também no apoio a candidaturas de movimentos cívicos independentes, anunciou hoje o dirigente André Silva.
A Assembleia da República realizará na próxima quarta-feira uma sessão evocativa da vida do antigo Presidente da República Mário Soares, foi hoje decidido por unanimidade em conferência de líderes parlamentares.
O ex-Presidente da República, Mário Soares, hoje falecido em Lisboa, foi “provavelmente a maior figura da democracia portuguesa", "homem de cultura e visão”, disse à agência Lusa o músico Rui Veloso, que o conheceu em 1969.
Mário Soares, que morreu hoje, em Lisboa, aos 92 anos, é recordado como lutador antifascista, um dos fundadores da democracia portuguesa e do PS, europeísta e um político que disputou eleições até aos 82 anos.
O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, lamentou hoje a morte do antigo chefe de Estado Mário Soares, que classificou como "um dos mais notáveis protagonistas" da história política portuguesa e do mundo.
A presidente da Assembleia Legislativa dos Açores considerou hoje que o exemplo da ação política e cívica do antigo chefe de Estado Mário Soares “é um legado que muito” honra e “será, certamente, uma inspiração para as gerações vindouras”.
O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira informou que foram cancelados os plenários do parlamento regional agendados para terça e quarta-feira devido ao luto nacional decretado pelo Governo depois da morte hoje do antigo chefe de Estado Mário Soares.
O presidente da UNITA, Isaías Samakuva, considerou hoje que Angola "perdeu um amigo", com a morte de Mário Soares, uma "personalidade de estatuto internacional" que lutou pela democracia em Portugal e pela reconciliação angolana.
O decreto do Governo que estabelece luto nacional por três dias pela morte de Mário Soares sublinha a "incondicional" dedicação do ex-Presidente da República à causa pública e o seu "exemplar contributo" para o prestígio de Portugal.
O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, lamentou hoje a morte do antigo Presidente da República Mário Soares, que classificou como "um grande democrata" e "um político polémico".
O Partido Socialista francês recordou hoje com emoção o antigo Presidente Mário Soares como “um socialista convicto” e “um militante da Europa” que colocou as suas convicções ao serviço de Portugal.
O comissário europeu para os Assuntos Económicos e Financeiros, Pierre Moscovici, manifestou hoje "emoção e respeito" pela morte de Mário Soares, que considera "figura marcante da esquerda socialista europeia".
O antigo primeiro-ministro José Sócrates lamentou hoje a morte do "grande companheiro político e amigo" Mário Soares, que classificou de "dirigente político carismático" que "ficará para a História".
O antigo presidente da Assembleia da República Mota Amaral considerou hoje que a morte do ex-chefe de Estado Mário Soares deixa de luto todos os que se batem pela liberdade e democracia.
O antigo primeiro-ministro português Francisco Pinto Balsemão recordou hoje “o grande democrata” Mário Soares, antigo Presidente da República falecido hoje, que desempenhou dois mandatos presidenciais com “grande dignidade, competência e capacidade”.
O Presidente francês, François Hollande, lamentou hoje a morte do ex-Presidente Mário Soares, salientando que a democracia portuguesa perdeu "um dos seus heróis" e a França "um amigo de sempre".
O ex-Presidente da República Cavaco Silva lembrou o antigo chefe de Estado Mário Soares, que morreu hoje aos 92 anos, como uma das personalidades mais marcantes do século XX português, sublinhando a sua faceta de "verdadeiro animal político".
O comissário europeu Carlos Moedas lamentou hoje a morte do antigo Presidente da República Mário Soares, considerando que Portugal perde “um grande democrata e um europeu da primeira hora”.