Foi a Efanor, o maior acionista da Sonae Capital, com 62,78%, que propôs Ângelo Paupério para a administração da empresa, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no início de novembro.

Os acionistas da Sonae Capital irão agora deliberar sobre a escolha, sendo que, na mesma reunião, será votado o alargamento “do número de membros do Conselho de Administração, para o mandato em curso (2018/2020), de nove para 10″.

Os detentores de participações da sociedade irão ainda votar uma alteração de estatutos para permitir este alargamento.

“Condicionada à aprovação das propostas apresentadas nos pontos anteriores, propõe-se que seja eleito para integrar o Conselho de Administração, até ao termo do mandato em curso (2018-2020), o senhor engenheiro Ângelo Gabriel Ribeirinho dos Santos Paupério por considerar, com base nos requisitos definidos pela sociedade, que este possui o perfil, conhecimento, curricula e experiência adequada à função a desempenhar”, lê-se na mesma nota, enviada pela Efanor ao presidente da mesa da assembleia-geral da Sonae Capital.

“A entrada em funções ficará sujeita a apreciação do Banco de Portugal, caso o mesmo não se tenha pronunciado até à data da apreciação e votação da presente proposta”, esclarece o comunicado.

A Efanor propõe ainda “que se delibere autorizar o membro proposto”, ou seja, Ângelo Paupério, “a exercer também cargos na proponente e nas sociedades participadas, direta ou indiretamente, pela proponente”.

Ângelo Paupério é um nome conhecido no universo Sonae, tendo sido co-CEO (presidente executivo) da Sonae SGPS em conjunto com Paulo Azevedo durante vários anos.

De acordo com o currículo publicado pela Efanor na proposta conhecida em novembro, o gestor entrou para a Sonae em 1989 e passou por diversas sociedades e cargos no grupo.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.