Varsóvia, 28 abr (Lusa) - O ministro da Economia afirmou hoje que "é um orgulho" para os portugueses haver empresas como a Biedronka, da Jerónimo Martins, que está na Polónia há 20 anos e que transmite a imagem de Portugal como um país "muito qualificado".

António Pires de Lima falava aos jornalistas à margem de um encontro com os responsáveis da Biedronka e depois de uma visita a uma das unidades da empresa polaca.

"Creio que é um orgulho para nós, portugueses, percebermos que há grupos privados portugueses que aqui na Polónia, há 20 anos, fazem história e dão uma imagem de Portugal que é uma imagem de um país muito qualificado", afirmou o governante.

"A Biedronka, que faz parte do grupo Jerónimo Martins, está perto de atingir uma faturação anual de nove mil milhões de euros, emprega 55 mil pessoas e, apesar de ainda existir muito potencial de crescimento, no ano passado [a empresa] representou 14% das nossas exportações de produtos para a Polónia", sublinhou o ministro, que visita até quarta-feira empresas portuguesas na Polónia, acompanhado do secretário de Estado Leonardo Mathias.

O ministro adiantou que os responsáveis da Biedronka vão continuar a apostar, "de uma forma realista", na venda de produtos portugueses no mercado polaco.

"Nós temos oportunidade de ver aqui muitas marcas portuguesas e produtos portugueses em campanhas", quer promocionais, quer de forma mais regular, adiantou, citando a cadeia de lojas da Jerónimo Martins na Polónia.

"Por exemplo, os nossos vinhos portugueses são conhecidos e valorizados na Polónia porque foram dados a conhecer através da Biedronka" e também do Eurocash, "que pertence a um grande empresário português que amanhã [quarta-feira] vamos visitar", acrescentou.

"Creio que este é o caminho, um mercado com 40 milhões de pessoas que tem crescido, um país que fez reformas profundas para ser um país competitivo, que disputa com Portugal lugares no ranking da competitividade", embora este tenha ficado acima da Polónia em 2014.

A Polónia é "um país muito dinâmico e para mim, devo dizer como português, é um grande orgulho a Biedronka, a Jerónimo Martins, o grupo do senhor Soares dos Santos, ser considerado o segundo maior grupo empresarial na Polónia e ver o trabalho de grande profissionalismo que aqui fizeram e estão a fazer", disse, relembrando que já conhecia o trabalho do grupo que detém o Pingo Doce, quer em Portugal, quer na Colômbia.

"Vale a pena dar visibilidade" a casos de sucesso porque empresas como a Biedronka ou o Eurocash "são sinal de que os portugueses sabem fazer bem em setores muito evoluídos, muito exigentes, que competem com as maiores empresas mundiais".

Pires de Lima salientou que o mercado polaco é bastante exigente e que que a liderança dos grupos portugueses demonstram "capacidade e profissionalismo".

"Depois Portugal é um país que qualificou a sua imagem através da forte presença de empresas portuguesas aqui", no mercado polaco.

"No fundo, as empresas privadas servem de embaixadores, qualificam e criam um apetite por Portugal a um país" como a Polónia, concluiu.

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