Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano informou que do total de 1.438 resultados recebidos dos laboratórios de virologia, somam-se 34 casos novos positivos de infeção pelo novo coronavírus, numa taxa de positividade de 2,4%.

Os novos casos foram registados na Praia (seis), Santa Catarina (três), São Domingos e São Miguel, com um cada, todos na ilha de Santiago, enquanto o Fogo tem mais três, todos em São Filipe, Boa Vista (oito), Maio (cinco), Sal e São Vicente, com dois cada, e três em Santo Antão, sendo dois no Porto Novo e um no Paul.

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde não registaram qualquer óbito e deram alta a mais 27 pessoas, elevando para 32.835 os casos recuperados desde o início da pandemia.

Com os novos dados, Cabo Verde aumentou para 33.626 casos positivos acumulados desde o início da pandemia no país, em 19 de março de 2019, mantém 298 mortos e contabiliza 472 casos ativos, 12 óbitos por outras causas e nove transferidos.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.169.966 mortos em todo o mundo, entre mais de 194,6 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

RIPE // VM

Lusa/Fim