Para já, a comissão anunciou Carlão, Dino D'Santiago e Piruka, perspetivando-se para os próximos dias o anúncio de outras atrações, enquanto os contornos de toda a programação serão dados a conhecer no dia 30 de maio.

"Carlão, um dos mais reconhecidos artistas do 'hip-pop' nacional, foi um dos vocalistas e o principal letrista dos Da Weasel, então conhecido como Pacman", informou a Câmara Municipal de Cantanhede, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A partir de 2009, ano em que banda de Almada chega ao fim, inicia uma carreira a solo, já com o nome pelo qual é conhecido na atualidade, e em 2015 o single "Os Tais" torna-o "requisitado para uma intensa agenda de concertos".

Segundo o comunicado, no início de 2020 lançou o single "Assobia Para o Lado", que se tornou "um verdadeiro sucesso nas rádios nacionais".

Com raízes cabo-verdianas tal como Carlão, Dino D'Santiago regressa, quatro anos depois, ao palco da Expofacic.

Dino D'Santiago participou num programa televisivo de talentos e dedica-se a vários projetos de 'Hip-hop', 'R&B' e 'Soul'.

De acordo com a autarquia, o artista colabora com os "Expensive Soul e com os Nu Soul Family vence o MTV Europe Music Award para melhor artista português - ao lado de nomes como Virgul. Foi o artista que mais prémios recebeu na primeira edição dos Play - Prémios da Música Portuguesa, em 2019".

Piruka, outro nome já confirmado na Expofacic (Exposição / Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede -- Festas do Concelho de Cantanhede) é um dos rappers portugueses mais "requisitados da atualidade".

"Se Eu Não Acordar Amanhã" e "Não Se Passa Nada" são alguns dos seus maiores êxitos, com os quais atingiu o disco de ouro em Portugal", adiantou aquele município do distrito de Coimbra.

Em maio de 2017, os vídeos do seu álbum de estreia, Aclara, lançado final de 2016," já haviam ultrapassado as 32 milhões de visualizações no 'YouTube'.

Em 2018 alcançou um sucesso com as suas canções "Prova dos 9", "Os meus putxs" (com Khapo) e "Já se passou tudo" (com 1Kilo).

O evento foi adiado nos últimos dois anos, devido à pandemia provocada pela covid-19 e regressa em 2022 com "algumas novidades e uma forte aposta na qualidade dos espetáculos e na animação cultural", concluiu.

LYFR // JEF

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.