O Governo pretende integrar os cinco edifícios portugueses das Casas-Museu da Taipa e otimizar a área envolvente, mantendo as características arquitetónicas atuais.

O projeto de renovação está orçado em 6,4 milhões de patacas (760 mil euros).

Em comunicado, o Instituto Cultural (IC) adianta que no âmbito do projeto os nomes dos cinco edifícios portugueses vão ser alterados, remetendo detalhes para a abertura.

O IC espera que as obras sejam totalmente concluídas no final do próximo mês, a tempo do Festival da Lusofonia, que se realiza anualmente naquele espaço no mês de outubro.

As Casas-Museu da Taipa, encerradas temporariamente desde segunda-feira, são consideradas uma das relíquias patrimoniais e culturais das Ilhas.

Foram construídas em 1921 e serviam de residência aos funcionários superiores das ilhas, nomeadamente famílias macaenses.

Na década de 1980 foram recuperadas pelos Serviços de Turismo de Macau e, em finais dos anos 1990, alvo de profundas obras de restauro devido ao seu valor arquitetónico.

Após essa intervenção transformaram-se em espaços museológicos (Casa Macaense, Casa das Ilhas, Casa das Regiões de Portugal, Casa de Exposições e Casa de Receções).

As Casas-Museu da Taipa foram abertas ao público a 05 de dezembro de 1999 e encontram-se atualmente sob a tutela do IC.

DM // JPS

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.