Vili Beros salientou que a agência de medicamentos do país vai decidir sobre a eficácia da Sputnik V, sem aguardar pela aprovação da EMA, mas esclareceu que a decisão final depende da rapidez com que o fármaco chegará à Croácia.

A decisão foi justificada pelo facto de, à semelhança de outros países da União Europeia, a Croácia estará procurar obter as doses acordadas das vacinas que já receberam 'luz verde' da agência europeia.

Ainda hoje, a presidente da Comissão Europeia disse que, até à data, não deu entrada na União Europeia qualquer pedido de autorização de comercialização da Sputnik V.

Questionada durante uma conferência de imprensa em Bruxelas sobre a vacina desenvolvida pela Rússia, Ursula von der Leyen disse que lê frequentemente artigos sobre o que aconteceria "se" desse entrada um pedido para comercialização da mesma no espaço comunitário, mas asseverou que "não é esse o caso".

"Pode mudar, mas até agora, ao momento em que falamos, eles não se candidataram a uma autorização condicional de mercado", sublinhou.

AXYG (ACC/ANE) // EL

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.