Antes de entrar no helicóptero presidencial 'Marine One', numa curta declaração à imprensa afirmou ter sido uma "grande honra" ter desempenhado cargo de Presidente dos Estados Unidos.

"Foi uma grande honra, a honra de uma vida. O melhor povo do mundo, a maior casa do mundo", disse Trump aos jornalistas antes de seguir para o helicóptero.

"Nós amamos o povo norte-americano e, novamente, foi algo muito especial. E eu só quero dizer adeus, mas espero que não seja um adeus de longo prazo. Vamos nos voltar a encontrar", salientou.

O Presidente cessante também desejou boa sorte à nova Administração norte-americana, que será liderada por Joe Biden.

O 'Marine One' dirigiu-se para a base militar de Andrews, onde o avião presidencial ('Air Force One') estava estacionado, num cenário dramático, contra o sol nascente.

Um tapete vermelho foi colocado na pista para Trump embarcar no avião, tendo o Presidente cessante sido saudado por uma salva de 21 tiros de quatro canhões do exército dos EUA.

Centenas de apoiantes aguardavam Trump na base de Andrews.

Quando o Presidente Joe Biden tomar posse, Trump já estará no seu clube privado, Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Florida.

Donald Trump recusou-se a participar na cerimónia de posse do Presidente eleito Joe Biden.

O democrata toma posse hoje como Presidente dos EUA, numa Washington deserta, por causa da pandemia, e invadida por 25 mil soldados, por causa da segurança.

CSR // EL

Lusa/Fim