Segundo uma informação do Ministério da Geologia e Minas a que a Lusa teve acesso, durante todo o mês de junho Angola exportou 5.317 metros cúbicos de rochas ornamentais, como mármores e granitos, sobretudo provenientes do sul do país, contrastando com os 3.797 metros cúbicos exportados em maio.

O aumento, em linha com o que aconteceu em meses anteriores, é justificado na mesma informação pela "participação de um maior número de empresas na exportação de rochas ornamentais", nomeadamente de blocos de granito.

Índia, China, Espanha, Egito, Polónia, Portugal e Itália foram os principais destinos de exportação das rochas ornamentais angolanas, que até junho alcançou 38,7% da meta anual traçada pelo Governo.

Já a produção em todo o mês de junho, em Angola, atingiu os 5.261 metros cúbicos, um aumento de 4% face a maio.

Angola é o maior produtor de petróleo em África, mas enfrenta desde finais de 2014 uma profunda crise económica, financeira e cambial decorrente da quebra da cotação do barril de crude no mercado internacional.

O Governo implementou entretanto um plano para diversificar a economia, apostando no reforço da produção nacional para aumentar as exportações e travar as importações.

PVJ // VM

Lusa/Fim