"Em agosto de 2022, o indicador preliminar das viagens e turismo aponta para um crescimento expressivo das exportações e das importações face a agosto de 2021, apesar da desaceleração relativamente a julho", refere o Banco de Portugal (BdP).

Segundo precisa, "o indicador sugere um crescimento das exportações de 63% face a agosto de 2021 (após uma variação de 145% em julho) e um crescimento das importações de 47% (após uma variação de 57% em julho)".

Os valores de agosto situam-se também acima dos registados em 2019, o último ano pré-pandemia, com as exportações a corresponderem a 113% e as importações a 121% dos respetivos valores observados em agosto de 2019.

Relativamente aos valores acumulados até agosto de 2022, as exportações e importações superam também os valores observados em igual período de 2019, correspondendo a 112% e 104% do valor então registado.

As séries hoje apresentadas pelo BdP são valores preliminares para a taxa de variação homóloga, tanto para as despesas de turistas estrangeiros em Portugal (também designadas por exportações ou créditos), como para as despesas de residentes em Portugal quando se deslocam a outros países (também designadas por importações ou débitos).

Conforme explica o banco central "esta informação baseia-se num conjunto mais restrito de informação, predominantemente de cartões bancários, e não substitui as séries históricas de exportações e importações de viagens e turismo publicadas no BPstat".

O BdP atualiza o indicador preliminar das viagens e turismo da balança de pagamentos em 31 de outubro.

PD // CSJ

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.