O 11.º Fórum Internacional sobre o Investimento e Construção de Infraestruturas (IIICF), que decorre até quinta-feira, em Macau, é "uma plataforma fundamental para a participação de Macau na implementação da iniciativa 'Uma Faixa, Uma Rota' e na cooperação no âmbito da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau", acrescentou Ho Iat Seng.

O governante disse que o lançamento das obras públicas locais, desde o início deste ano, o setor das infraestruturas e o investimento público serão o ponto-chave "para impulsionar a economia no território, nos próximos anos".

A zona de cooperação entre a província chinesa de Guangdong e Macau em Hengqin (ilha da Montanha), foi uma prioridade do Governo da região semiautónoma chinesa para "aprofundar a ligação e conectividade entre as duas regiões", referiu.

A conclusão e a inauguração da ligação transfronteiriça entre o território e a ilha da Montanha, com a extensão da linha da ilha de Hengqin do Metro Ligeiro de Macau, permitirá aumentar a mobilidade de pessoas e de mercadorias, ganhando-se "maior eficiência e eficácia", indicou.

Na mesma ocasião, o vice-ministro do Comércio chinês, Wang Bingnan, considerou que o desenvolvimento das infraestruturas vai manter-se através da cooperação internacional, apesar do impacto negativo da pandemia de covid-19.

O responsável chinês afirmou ser necessário fortalecer a parceria internacional, com uma atitude mais dinâmica e aberta, aprofundar a construção de projetos de interconectividade, para um crescimento integrado regional, e promover a inovação dos modelos de investimento e financiamento, para resolver a falta de capital existente no mercado de infraestruturas.

Para Bingnan, é também preciso reforçar a integração de infraestruturas "novas" e tradicionais ao longo do processo de desenvolvimento, com a atribuição de uma maior atenção ao poder de inovação potencial.

Por outro lado, o presidente da Autoridade do Corredor Económico China-Paquistão considerou que, apesar do impacto da pandemia, os projetos em desenvolvimento neste projeto-piloto no âmbito da iniciativa chinesa 'Uma Faixa, Uma Rota' "estão a manter o ritmo de progressão".

Naquele corredor estão em curso 22 projetos de construção de estradas, ferrovias, aeroportos, projetos termoelétricos, hidroelétricos, de energias renováveis, entre outros, indicou Asim Saleem Bajwa.

Várias ações, 'online' e 'offline', vão decorrer até quinta-feira, durante o fórum, subordinado ao tema "Enfrentar os desafios em conjunto e promover o desenvolvimento das infraestruturas a nível global".

EJ // LFS

Lusa/Fim