"É apenas uma nova chamada de atenção da CNN e defender-nos-emos vigorosamente contra este processo", reagiu o Governo em comunicado.

A cadeia de televisão norte-americana CNN anunciou hoje que processou a administração Trump, exigindo a restituição da acreditação para a Casa Branca ao jornalista Jim Acosta.

A acreditação de Jim Acosta como correspondente da CNN na Casa Branca foi revogada na semana passada na sequência de um confronto verbal entre o Presidente Donald Trump e o repórter.

No comunicado, a administração alega que há outros 50 jornalistas do canal de notícias que estão acreditados para cobrir a residência oficial e que Acosta "não é nem menos nem mais especial do que qualquer outro repórter".

A Casa Branca sublinhou que Trump respondeu a duas perguntas do jornalista e insistiu que a decisão de lhe vedar o acesso está relacionado com o facto de ter "respondido fisicamente" quando uma funcionária tentou tirar-lhe o microfone.

"A Primeira Emenda (da Constituição referente à liberdade de imprensa) não se aplica quando um único repórter, entre mais de 150 presentes, tenta monopolizar o auditório", assinalou a administração.

"A indevida revogação das acreditações da CNN e de Acosta viola os seus direitos de liberdade de imprensa e de um processo justo", consagrados na Primeira e Quinta emendas da Constituição norte-americana, considerou hoje a própria CNN, anunciando, em antena, que processou a administração norte-americana.

O processo visa o Presidente Donald Trump e cinco membros da sua equipa, nomeadamente o chefe de Gabinete, John Kelly; a porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders; o chefe adjunto de Comunicação, Bill Shine; o diretor dos Serviços Secretos, Joseph Clancy, e um agente anónimo do mesmo serviço.

O processo foi intentado na jurisdição de Washington e a CNN exige "a restituição imediata da acreditação" ao jornalista.

A administração Trump revogou, na semana passada, no rescaldo das eleições intercalares norte-americanas, a acreditação do correspondente da CNN após uma tensa conferência de imprensa em que Acosta recusou devolver o microfone quando o Presidente norte-americano o mandou calar.

Trump chamou a Acosta "rude e mal-educado" e um agente dos Serviços Secretos pediu a acreditação ao repórter quando este deixou a Casa Branca.

Donald Trump tem uma relação conflituosa com a cadeia de televisão, que acusa constantemente de ser a encarnação do fenómeno 'fake news'.

A Associação de Correspondentes da Casa Branca emitiu um comunicado a expressar "forte apoio" à ação judicial da CNN, denunciando a decisão do Governo como uma "reação desproporcionada aos factos" que ocorreram na passada quarta-feira.

CFF // ANP

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.