Num dia marcado pelo abandono do australiano Richie Porte (BMC), Degenkolb completou os 156,5 quilómetros de ligação entre Arras a Roubaix, pontuada por diversos troços de piso empedrado, em 3:24.26 horas, o mesmo tempo atribuído ao camisola amarela e ao campeão belga.

Passados 19 segundos, chegou o quarteto em que seguiam, por esta ordem, o belga Philippe Gilbert (Quick-Step Floors), o esloveno Peter Sagan (BORA-hansgrohe), o belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo) e o luxemburguês Bob Jungels (Quick-Step Floors), enquanto o pelotão principal, com a maioria dos favoritos, cruzou a meta com 27 segundos de atraso.

Na véspera do dia de descanso, Van Avermaet consolidou a liderança, tendo 43 segundos de avanço sobre o britânico Geraint Thomas (Sky) e 44 em relação da Philippe Gilbert.

Na terça-feira, o pelotão enfrenta a primeira etapa de alta montanha, a décima, que apresenta uma subida de categoria especial e três de primeira categoria ao longo do percurso de 158,5 quilómetros entre Annecy e Le Grand Bornand.

PA // JLG

Lusa/fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.