"Um acordo foi alcançado para definir a data das eleições para o dia 24 de março", indicou a Comissão Eleitoral numa conferência de imprensa.

O diretor do órgão eleitoral, Ittiporn Boonpracong, referiu que os partidos têm entre 04 e 08 de fevereiro para registar os seus candidatos às eleições.

Na votação, serão eleitos 500 membros do futuro parlamento da Tailândia, que por sua vez vão eleger o próximo primeiro-ministro.

O Governo militar sugeriu hoje à Comissão Eleitoral para não escolher uma data próxima da coroação do rei, marcada de 04 a 06 de maio, "um evento histórico extraordinário".

O anúncio das eleições acontece após a publicação do decreto, assinado pelo rei Vajiralongkorn e recolhido pelo Royal Gazette - o jornal oficial da Tailândia - que instou o órgão eleitoral a marcar uma data.

O exército tailandês, liderado por Prayut Chan-ocha, atual primeiro-ministro, assumiu o poder em 22 de maio de 2014 com a promessa de acabar com a corrupção, com a crise política no país e realizar eleições o mais rápido possível, uma promessa que foi adiada várias vezes.

SYSC // FPA

Lusa/fim