A importação destes combustíveis, relativamente ao trimestre anterior, teve também uma tendência decrescente em cerca de 13,3% para a gasolina e 10,8% para gasóleo, segundo a síntese de conjuntura económica do INE para o período.

Os dados fazem parte do capítulo sobre indicadores de consumo.

No mesmo capítulo, o volume de negócios do setor da restauração registou, em termos homólogos, uma subida de 9,9% e, relativamente ao trimestre anterior (que incluiu férias de verão - no hemisfério sul -, Natal e passagem de ano), decresceu em cerca de 4,7%.

O volume de negócios do comércio cresceu face ao trimestre homólogo de 2017 em 0,8% e face ao trimestre anterior o volume caiu 9,8%.

No capítulo sobre indicadores de investimento, as importações de equipamento e veículos cresceram 52,9% e 124,4%, respetivamente, no primeiro trimestre deste ano.

Na comparação com o trimestre anterior, a importação de equipamento e veículos teve igualmente uma tendência de aumento em cerca de 25,4% e 21,1%, respetivamente.

Os números do primeiro trimestre deste ano comparam com um dos piores momentos, em 2017, para a importação de equipamentos e veículos registados nos últimos cinco anos.

Noutro indicador de investimento, o volume de cimento nacional vendido aumentou 10,4% face ao período homólogo de 2017 e, relativamente ao trimestre anterior, caiu 15,1%.

O nível de importação do cimento teve uma tendência de queda, em termos homólogos (24,2%) e relativamente ao trimestre anterior aumentou (27,2%).

A síntese de conjuntura económica do INE moçambicano para o primeiro trimestre de 2018, publicada esta semana, confirma ainda dados já antes divulgados: crescimento do PIB de 3,2% face ao período homólogo de 2017, agravamento de preços de bens essenciais homólogo de 3,3% e de 1,9% em relação ao trimestre anterior.

A economia cresceu graças aos ramos de agricultura, pecuária, caça, silvicultura e exploração florestal (com um peso no PIB de 23,5%), comércio e serviços de reparação (11,5%) e indústria extrativa (5,8%), com variações estimadas em 3,7%, 4,7% e 9,0%, respetivamente.

No mercado monetário doméstico, a taxa média de juros do primeiro trimestre de 2018, para as operações ativas, fixou-se em 27,3% e a das operações passivas em 17,8%, ambas para maturidade de um ano.

No período em análise, o comportamento do Metical face às principais moedas de referência para o país, em termos homólogos, foi marcado por uma apreciação de 13,2% face ao dólar e de 3,9% em relação ao rand.

LFO // VM

Lusa/Fim