"Estou aqui (em Chacao, leste de Caracas), porque quero ver mudanças no país, quero ver soluções efetivas para a crise e porque as medidas do Governo não trazem nada de novo, apenas decretos, anúncios, mexidas de ministros, enquanto a situação se agrava cada dia mais", disse uma luso-descendente à agência Lusa.

Com 25 anos de idade, filha de madeirenses, Maria Encarnación Figueira, está a terminar estudos de arquitetura, e "quer ver, de imediato, mudanças no país", um "desejo que contrasta com uma realidade, onde cada dia há menos soluções e mais crise".

"Não quero imitar os meus pais e ter de emigrar para conseguir melhor vida. Emigrar é uma decisão muito dura, que exige valentia e capacidade de adaptação. Não sei se teria capacidade de resistência para isso e espero não ter de chegar a esse extremo", disse.

Já Luís Freitas, 22 anos, marchou porque quer "melhores condições de vida, voltar a ser o jovem estudante feliz que era até há poucos anos".

"Estou a estudar para ser advogado. O Direito, tal como todas as outras profissões, tem sido afetado pela situação jurídica, política e económica venezuelana. Hoje deveria estar a rever matéria e optei por vir para cá, porque é preciso exigir mudanças", disse Luís Freitas.

Filho de um emigrante natural de Aveiro, este luso-descendente queixou-se de que, em "grande parte" do tempo que deveria dedicar a estudar, anda "de supermercado em supermercado à procura de coisas que faltam em casa e sem a garantia de que as conseguirá".

"Você pergunta-me porque devo marchar e eu contraponho: que motivos teria para não marchar, se a cada dia as coisas estão mais difíceis e o Governo o que faz é repetir sempre o mesmo discurso, que o capitalismo não serve, que o modelo ideal é o socialismo, que a direita está em guerra, e isso não conduz a nenhuma melhoria nas condições da população", afirmou.

Milhares de venezuelanos concentraram-se hoje em 15 dos 23 Estados da Venezuela respondendo a uma convocatória da Mesa de Unidade Democrática (MUD).

A convocatória marcou o início de ações para exigir a renúncia do Presidente Nicolás Maduro.

No dia 08 de março, a MUD anunciou o lançamento do "processo" para a realização de um referendo de revogação do mandato presidencial de Nicolás Maduro.

Para afastar o chefe de Estado, a oposição convocou os venezuelanos para realizarem, a partir de hoje, marchas nacionais, ao mesmo tempo que anunciou que vai avançar com uma reforma constitucional para reduzir a duração do mandado presidencial de seis para quatro anos.

FPG // JLG

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.