O objetivo definido pelos ministros do Japão, Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, França, Canadá e Itália e também os responsáveis do setor da União Europeia passa por reduzir a 'brecha digital' e fazer com que em 2020 outros 1.500 milhões de pessoas consigam ter acesso à internet.

Acredita-se que atualmente aproximadamente 4.000 milhões de pessoas, ou 60% da população mundial, carece ainda de acesso à rede.

Com esta ideia em mente, a declaração conjunta emitida após o encontro confirma a importância do desenvolvimento de infraestruturas, incluindo a de banda larga, para ampliar o alcance da internet.

"Acreditamos que a conetividade digital global deveria contribuir especialmente para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas em todas as partes do mundo e para gerar crescimento económico", diz o texto, sob o título "Estatuto para um mundo ligado digitalmente".

Por outro lado, numa mensagem dirigida a países onde os governos censuram conteúdos na rede, como a China ou a Rússia, o grupo de ministro disse apoiar o fluxo livre de informação e a natureza "global" da internet.

"Apoiamos as políticas em tecnologias da informação e a comunicação que preservem a natureza global da internet. Também, promover o fluxo de informação transfronteiriço e permitir aos utilizadores aceder à informação, conhecimento e serviços da sua eleição através da rede", refere o comunicado.

O documento insta ainda à "plena e ativa participação de governos, setor privado, sociedade civil, comunidade técnica e às organizações internacionais" no que respeita à governança da internet.

O encontro também serviu para sublinhar a necessidade de fortalecer a cooperação internacional e público-privada na hora de potenciar a segurança informática e combater o ciberterrorismo.

Neste sentido, o Japão, país que ocupa a presidência rotativa do G7, propôs desenvolver um barómetro que sirva para assessorar os riscos cibernéticos.

A reunião de Takamatsu, cidade situada na ilha de Shikoku (sul do Japão), foi a primeira do G7 relacionada com tecnologias e informação e comunicação em 21 anos.

As conclusões do encontro vão ser tratadas na próxima reunião de líderes dos sete países mais industrializados, que realizar-se-á nos dias 26 e 27 de maio no parque natural de Ise-Shima (centro do Japão).

Ao mesmo tempo, os participantes comprometeram-se a realizar um novo encontro, idêntico, para dar seguimento ao acordado no próximo ano, em Itália, que ocupará a presidência do G7.

DM // GC

Lusa/Fim