Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average valorizou 0,70%, para os 26.346,01 pontos.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq ganhou 1,02%, para as 7.903,74 unidades, e o alargado S&P500 subiu 0,91%, para as 2.919,40.

"Os investidores nestes dias estão muito preocupados pelas negociações entre os EUA e a China", acentuou Karl Haeling, da LBBW.

Na véspera de novas negociações entre Pequim e Washington, não houve qualquer pista sobre a agenda da reunião e ainda menos sobre o estado atual das negociações.

Ora, "tudo parecia votado ao fracasso na terça-feira", depois do anúncio das sanções dos EUA a entidades e dirigentes da China por suspeita de participar na "repressão" dos muçulmanos uigures, no Xinjiang, destacou.

Mas, acrescentou, "parece que a possibilidade de um acordo voltou a estar sobre a mesa".

Citando um dirigente chinês envolvido nas negociações, a agência noticiosa Bloomberg informou hoje que Pequim estava aberta a um acordo parcial, se o Governo norte-americano renunciasse às tarifas aduaneiras suplementares que ameaçou aplicar até ao final do ano.

Pequim estaria assim pronta a algumas concessões, como o regresso a encomendas volumosas de produtos agrícolas.

Tal epílogo, porém, não vai permitir resolver os litígios de fundo, como a problemática da propriedade intelectual.

A divulgação durante a sessão da ata da última reunião do comité de política monetária da Reserva Federal não provocou reações significativas.

Os participantes na reunião deste comité (FOMC, na sigla em inglês) mostraram-se sobretudo "inquietos" com as tensões comerciais e os riscos geopolíticos, com alguns a recearem mesmo a possibilidade de uma recessão a médio prazo.

O presidente da instituição, Jerome Powell, surgiu, porém, tranquilo, considerando que a situação na frente do emprego e da inflação era "positiva" e que as recentes descidas das taxas de juro ajudavam a conjuntura económica.

O texto divulgado hoje "não trouxe novidades quanto a saber se vai haver novas descidas nas taxas de juro na próxima reunião da Fed, em outubro", observou Haeling.

Mas, "na medida em que os investidores apostam em 80% em uma nova descida, os dirigentes (da Fed) devem estar interessados em enviar sinais desde já sobre se têm intenção de o fazer, sob pena de apanharem os investidores de surpresa", disse.

RN // SR

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.