O porta-voz do secretário-geral da ONU confirmou à Lusa que António Guterres tem agendado um encontro com o ex-Presidente timorense, na próxima terça-feira, 24 de abril.

A viagem implica que Xanana Gusmão, que tem estado bastante ativo na campanha da AMP para as legislativas antecipadas de 12 de maio, estará ausente de Timor-Leste durante vários dias.

Os dois líderes estiveram para se encontrar no passado dia 06 de março, altura em que Timor-Leste e a Austrália assinaram o novo tratado de fronteiras marítimas, negociado por Xanana Gusmão, mas o líder timorense acabou por cancelar a sua presença.

Desta vez, Xanana Gusmão estará em Nova Iorque para participar numa reunião de alto nível sobre "construção e sustentação da paz", que decorre na terça e quarta-feira.

O debate de dois dias, que engloba vários eventos paralelos, está a ser promovido pelo presidente da 72.ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU, Miroslav Lajcak, que identificou a questão da construção e sustentação da paz como prioridade.

A agenda oficial da ONU indica que o objetivo do encontro é "avaliar esforços feitos e oportunidades para reforçar o trabalho nas Nações Unidas na construção e na sustentação da paz" no planeta. O encontro começa com intervenções de Lajcak e de António Guterres.

O secretário-geral participa na terça-feira num "almoço de alto nível" em que estão previstas as intervenções de Xanana Gusmão e de Mary Robinson, ex-Presidente irlandesa.

A agenda dos encontros prevê, entre os eventos paralelos, um encontro sobre "reconciliação e liderança na prevenção de conflito e na sustentação da paz", promovido em conjunto pelas missões permanentes de Timor-Leste e da Indonésia junto da ONU.

Oito partidos e coligações políticas iniciaram a 10 de abril a campanha para as eleições legislativas antecipadas, marcadas para 12 de maio. A campanha termina dois dias antes, a 09 de maio.

ASP // EJ

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.